Praça da Sustentabilidade encanta por oferecer conhecimento a visitantes

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 07 de junho de 2023 às 13:47

No local é possível aprender sobre fontes de geração de energia solar, produção de mudas de árvores, no estande no Viveiro Municipal – Horto Florestal e Pontos de Coleta Seletiva

Um espaço denominado Praça da Sustentabilidade, montado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) foi um dos grandes atrativos da Semana do Meio Ambiente, que segue até o dia 13 de junho. As atividades iniciaram na segunda-feira, 5, e no local os visitantes podem conhecer fontes de geração de energia solar, produção de mudas de árvores, no estande no Viveiro Municipal – Horto Florestal, Pontos de Coleta Seletiva, dentre outros.

E foram estas possibilidades que encantaram os visitantes do espaço, a exemplo da auxiliar de secretaria da Escola de Tempo Integral (ETI) Mestre Pacífico Maria Cleide Ribeiro. Ela confessou estar muito feliz por poder aprender na prática e com os alunos sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente, durante uma atividade fora da escola.

Ela contou que ao acompanhar cerca de 40 alunos da escola teve a oportunidade de se encantar com eles, com os conhecimentos sobre recursos renováveis, uso de energia limpa, uso racional da água e a influência da vegetação no clima. “Aqui a gente aprende na prática como deve ser nosso convívio com o meio ambiente, como devemos respeitar o local em que vivemos e esse aprendizado é estendido inclusive para o respeito ao próximo”, avaliou Cleide.

No grupo de estudantes da ETI Mestre Pacífico, estavam as adolescentes Heloyza Souza, 13 anos, e Maria Luiza Aguiar, 14 anos, ambas alunas do 8º ano, que se confessaram encantadas com o aprendizado na atividade extra classe. Elas elogiaram especialmente a possibilidade de vivenciar na prática, o que já conheciam na teoria.

“Às vezes as pessoas, mesmo conhecendo a teoria, não tem noção do quanto é importante a preservação ambiental, conhecer sobre sustentabilidade e aqui nesta exposição a gente conhece isso tudo, por meio de maquetes, de jogos interativos, das demonstrações do viveiro. Isso é uma oportunidade ímpar”, relatou Heloyza.

A opinião dela foi compartilhada por sua amiga Maria Luiza, que disse que mais pessoas deveriam se interessar por um tema tão importante. “A gente pensa que é tudo muito básico, mas não é bem assim. A sustentabilidade é muito importante e deve fazer parte de nossa vida. É importante conhecer sobre isso tudo”, comentou.

Quem também se encantou com as exposições presentes na Praça da Sustentabilidade foi a aluna do 9º ano, da ETI Anne Frank, Jordanny Ferreira, 13 anos. Além da visita à Praça, a adolescente também conheceu o ônibus Nossa Energia, da Empresa Energisa. No Espaço os alunos aprenderam sobre o consumo racional, fontes de geração e preservação ambiental. “Esta exposição é uma ótima oportunidade para nós, estudantes. Aqui estamos conhecendo na prática, o que aprendemos na teoria, em sala de aula”, concluiu Jordanny.

As atividades na Praça da Sustentabilidade iniciaram no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Já o encerramento será no próximo dia 13, com um mutirão de limpeza, no Córrego Cachimbo, localizado no Setor Santo Amaro.

Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Secom PAlmas