Pracinha da Cultura comemora o Dia do Nordestino com homenagem a Bira Dantas

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 08 de outubro de 2021 às 18:22

Cordelista e pioneiro puxador de quadrilhas juninas de Palmas, ‘Seu Bira’ é personalidade conhecida e ativa nas atividades culturais

‘Seu Bira’, conhecido puxador de quadrilhas juninas em Palmas, nordestino de Carnaúba dos Dantas, recebeu homenagem especial na Pracinha da Cultura, no Setor Morada do Sol, nesta quinta-feira, 08, Dia do Nordestino.

A homenagem a Seu Bira se justifica por sua participação ativa nas atividades da Pracinha da Cultura, no setor Morada do Sol e se deu na forma de uma 'exposição' sobre sua história, como cordelista e puxador de quadrilha junina. O momento também contou com um bate-papo e entrega de certificado.

Severino José Dantas- Bira Dantas

Contar histórias, habitar o imaginário, viver fantasias, descobrir mundos e encantar pessoas. São estas características de Severino José Dantas, nascido em 09 de abril de 1945, em Carnaúbas dos Dantas, onde cresceu e viveu sua adolescência.

Em 1973 fixou moradia em Araguaína, antigo norte do Goiás. No Colégio Santa Cruz concluiu o curso Técnico em Contabilidade (2º Grau), começou a marcar quadrilhas juninas, colaborou com jornais locais nas colunas sociais e esportivas. Mudou-se para Conceição do Araguaia, onde atuou como locutor de esporte e deu aulas de reforço de Português. Ainda viveu em Porto Velho, Rio Branco e retornou para Carnaúbas dos Dantas (RN).

Em 2004, mudou-se para Palmas e passou a marcar quadrilhas, tornando-se uma das figuras cativas da história do Arraiá da Capital. Marcador da Quadrilha Pega Fogo e aluno da Universidade da Maturidade (UMA), Bira Dantas é também cordelista.