Pracinha da Cultura recebe oficina de técnicas de contação de história

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Pérola Venâncio - Estagiária Fundação da Cultura, Juventude e Esportes de Palmas | Publicado em 11 de abril de 2022 às 16:31

Evento faz parte da do projeto ‘Histórias Curativas’ que ensina a contar histórias de forma mais atraente

Nesta quarta-feira, 13, a Biblioteca da Pracinha da Cultura, no Setor Morada do Sol II, receberá o projeto ‘Histórias Curativas’, que realizará oficina gratuita de técnicas de contação de histórias. A oficina, aberta ao público infantil e adulto, será ministrada pela professora Irma Galhardo, das 16 às 18 horas.

A Oficina é a segunda etapa do projeto ‘Histórias Curativas’, idealizado por Alexandre Santiago Filho e contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Literatura, do Governo do Estado do Tocantins. A primeira etapa foi realizada de forma virtual durante os meses de setembro a dezembro de 2021, composta por lives e contação de história direcionadas às crianças do Hospital Geral de Palmas ( HGP).

Irma Galhardo é especialista em História da África e do Negro no Brasil e em Docência do Ensino Superior, mas gosta mesmo é de ser contadora de histórias e cordelista. Ela ocupa lugar de referência na Literatura Infantil, sendo autora de significativo projeto de apoio à leitura, contemplado em edital do Ministério da Cultura.

De acordo com Irma, a oficina foi pensada para ensinar pessoas a contarem histórias de forma mais atraente, utilizando objetos, gestos e outros elementos que cativam o ouvinte, seja ele quem for. “Sempre, desde os primórdios da humanidade, as pessoas contam histórias, seja de forma verbal ou através das artes. Há um estudioso que afirma que uma pessoa conta histórias até quando ele não quer, constrói fábulas ao dormir, nos sonhos. A diferença é que alguns contam bem, são mais convincentes, e outros têm mais dificuldades nisso. Saber cativar um ouvinte proporciona bons relacionamentos, harmonia. Essa oficina busca ensinar isso, dicas para quem gosta de conversar” afirma a professora.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Literatura, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.