Pracinha da Cultura recebe projeto CineSolarzinho

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins / FCP | Publicado em 21 de novembro de 2022 às 15:24

Movido a energia solar, projeto exibirá curtas-metragens infantojuvenis e terá entrada gratuita e distribuição de pipoca

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que estará neste sábado, 26, às 18h30, na Pracinha da Cultura, no setor Morada do Sol II. Serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas de recorte ambiental, de empoderamento feminino e igualdade de gênero, de ancestralidade e de colaboração, diversidade e brincar. Além disso, estudantes da rede pública vão produzir um curta especial durante oficina com temática socioambiental. O projeto, realizado pela Ciranda Filmes, com patrocínio do banco BV e apoio das prefeituras municipais e da Demà Jovem by Renapsi, terá entrada gratuita e distribuição de pipoca.

De acordo com a produção do evento, o CineSolar - que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil - é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona com de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público, além de todo o sistema de som e projeção para o cinema.

O espaço se transforma, ainda, em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma - são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

A 3ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do banco BV e apoio da Ciranda de Filmes, da Unesco, da Demà Jovem by Renapsi e das prefeituras de Palmas e Porto Nacional. É realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Oficinema Solar
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Em Palmas e Porto Nacional, o projeto contempla a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública.

Nos encontros são abordados temas como permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia pela equipe do CineSolar e tem sua 'estreia mundial' durante a sessão de cinema para a comunidade local, à noite.

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples e didática que dialoga de forma lúdica com as crianças e jovens da região. Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o projeto CineSolar ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS e colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia.

Palmas

Evento 01

Sessão de Cinema
Data: sexta-feira (25/11)