Praia da Graciosa recebe ação educativa da Semana Nacional de Trânsito

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 22 de setembro de 2019 às 13:35

Em tarde movimentada, frequentadores da praia foram orientados pela equipe de Educação para o Trânsito, da Sesmu

O pôr do sol, atração natural e exuberante da Capital, atrai inúmeras pessoas para a Praia da Graciosa. Um dos principais pontos turísticos de Palmas, a praia oferece aos visitantes um ambiente familiar, aconchegante, além de ser uma área propícia para a prática de exercícios físicos. Na tarde desse sábado, 21, o que também chamou a atenção dos visitantes no local foi a ação educativa da Semana Nacional de Trânsito (SNT), realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) .

Diversificada, a ação realizada com uma proposta diferente trouxe atividades recreativas para as crianças, com brinquedos infláveis, pula-pula e aferição de pressão. Contou também com a tradicional conscientização dos que passaram pelo local e ronda nos estabelecimentos com entrega de material educativo e um bate-papo sobre os perigos da combinação: álcool e direção.

Para a gerente de Educação para o Trânsito da Sesmu, Kerlen Parrião, a SNT é uma ação extensa que requer bastante empenho de todos os parceiros para alcance do objetivo. "Nós precisamos atender o maior número possível de pessoas com nossa mensagem e luta para tornar o trânsito da nossa Capital seguro para todos. Essa ação é especial, pois chama atenção do público e as crianças que serão os condutores do futuro não só se divertem, mas também se interessam pelo assunto", destaca a gerente.

Público

Abordado por nossa equipe em um dos estabelecimentos e visitando a Capital pela segunda vez, Daniel Neves elogia a praia e ressalta a beleza do pôr do sol que, segundo ele, "é o mais encantador do Brasil". De Curitba (PR), relatou também que em sua cidade ações como esta são comuns e fica feliz em ver a mesma preocupação em Palmas.

"Trabalhar a prevenção de acidentes com as pessoas, principalmente com os clientes dos bares, é de extrema importância. No caminho do aeroporto para o centro, presenciei dois acidentes na Avenida Teotônio Segurado e ações desse tipo, que também são comuns em minha cidade, ajudam, pois levam as pessoas a pensarem duas vezes antes de beber e dirigir. Palmas está de parabéns por fazer esse trabalho de educação com os condutores", destaca.

Semana Nacional de Trânsito

A Prefeitura de Palmas apoia essa ideia, pois compreende que é urgente a necessidade de frear a violência no trânsito, garantindo segurança a todos os cidadãos.

A programação da SNT, que é prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CTB - Lei 9503/1997), acontece anualmente de 18 a 25 de setembro. Este ano, com o tema 'No trânsito, o sentido é a vida', a campanha propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Texto: Lucas Marinho (estagiário) Edição: Iara Cruz