Prazo para registro no CadÚnico para Programas Sociais acaba no fim de ano

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Márcio Greick com informações da Agência Brasil | Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 12:16

Beneficio no valor de um salário mínimo é concedido a idosos acima de 65 anos de idade e pessoas com deficiência com renda familiar de até R$ 238,50

O prazo para registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÙnico), obrigatório para idosos acima de 65 anos de idade e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), termina em 31 de dezembro de 2018.


Apesar do prazo pelo Governo Federal findar no último dia do ano, a secretária de Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, acredita que em Palmas não haverá demanda reprimida quanto ao cadastro de beneficiários, pois foram realizados mutirões pela pasta, em todas as quadras e bairros da capital. “Nós fizemos os mutirões e estamos bem adiantados quanto ao cadastro”, disse ao acrescentar que os sete Centros de Referências de Assistência Social (Cras) da Capital funcionarão esta semana das 8 horas às 18 horas e sexta-feira, 28, portanto não haverá atendimento na segunda-feira, 31.


Os beneficiários que não renovarem seu registro até a data poderão ter o pagamento suspenso até a regularização, que poderá ser feita conforme o calendário estabelecido pelo Governo Federal, com regras que variam conforme o dia do aniversário do titular.


Para se inscrever, os beneficiários do BPC devem procurar o Cras, apresentando o cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e um comprovante de residência.


A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário.


Caso não se inscreva no CadÚnico até o final deste ano, para evitar a suspensão do pagamento, o beneficiário deverá colocar sua situação em dia até o final do prazo do lote ao qual está vinculado.


As pessoas que se encaixam no perfil atendido pelo BPC podem obter informações sobre como ter acesso ou esclarecer dúvidas no Cras de referência da sua casa ou na Gerência do CadÚnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), no segundo andar do Prédio Buriti, na Avenida NS-02, Quadra ACSE-SE 50, em Palmas, ou pelo telefone (63) 3234-0040.


Confira os endereços dos Cras de Palmas:


Cras 407 Norte

Endereço: Quadra 407 Norte, Alameda 1, Lote 11 ao lado da Polícia Militar



Cras 1304 Sul

Endereço: Quadra 1304 Sul, Rua 8, QI 06, APM 23



Cras Aureny III

Endereço: Quadra 151 A, Rua 30, Lote 16, ao lado da Feira Coberta



Cras Morada do Sol

Endereço: Avenida dos Navegantes APM 12, Setor Morada do Sol II - CEU (Centro de Artes e Esporte Unificados)



Cras Santa Bárbara

Endereço: Rua 10 APM 16



Cras  Taquaruçu

Endereço: Quadra 29; Rua 04; Lote 08



Cras Taquari

Endereço: Setor Jardim Taquari Av. LO 15, T. 21, ATM 45