Pré-natal do parceiro será fortalecido na rede de saúde de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 03 de junho de 2022 às 09:13

Ação começa pela USF Valéria Martins, na Arse 122, e será levada para as outras unidades da Capital

A Unidade de Saúde da Família (USF) Valéria Martins, na Arse 122 (1.206 Sul), será a primeira de Palmas a receber capacitações para o fortalecimento do pré-natal do parceiro, ação que faz parte da Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Nesta semana, representantes do Ministério da Saúde (MS) estiveram na Capital para conhecerem as estratégias da rede municipal no cuidado com a saúde do homem e o trabalho realizado pelas equipes de saúde da família no atendimento a este público.

Acompanhados da equipe da coordenação técnica dos ciclos de vida da Semus, os representantes do MS visitaram a USF Valéria Martins, onde as ações serão iniciadas. As orientações e treinamentos destinados aos profissionais serão aplicados a partir da próxima semana, pela equipe da coordenação técnica dos ciclos de vida, para o acompanhamento da saúde do homem durante o pré-natal da parceira. No decorrer dos meses seguintes, outras unidades de Palmas também receberão as capacitações.

Para a diretora de Atenção Primária da Semus, Lorena Corrêa, a iniciativa é uma oportunidade para que os homens cuidem da própria saúde ao mesmo tempo em que acompanham a gestação das parceiras, por meio da realização de exames de rotina, testes rápidos, atualização da carteira vacinal e participação nas atividades educativas nos serviços de saúde.

“A gestação é um período de transformações físicas, emocionais, psicológicas e afetivas para a gestante, e também para o parceiro. A inclusão da figura paterna durante o processo da gestação e no acompanhamento do pré-natal é de extrema importância, não somente para a gestante, uma vez que a faz sentir-se amparada para enfrentar os acontecimentos e mudanças da gestação”, disse, destacando que o acompanhamento fará bem ao próprio parceiro, que além de se sentir parte deste processo e começar o vínculo com o bebê, terá a oportunidade de cuidar da saúde também”, avalia.