Prefeita abre o ano letivo com professores da Rede Municipal e anuncia cumprimento de vantagens da carreira

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de janeiro de 2020 às 12:46

Durante abertura do ano letivo, prefeita também falou sobre os avanços conquistados na educação no ano de 2019

Professores da Educação Municipal participaram da abertura do ano letivo de 2020, que contou com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, na noite desta segunda-feira, 20. O evento teve apresentação cultural feita por alunos da ETI Santa Bárbara, amostragem das perspectivas para o plano de formação 2020 dos docentes e palestras.

Após recepcionar os servidores, a secretária municipal da Educação (Semed), Cleizenir dos Santos, abriu o evento retratando a admiração, respeito e gratidão que tem por cada um dos profissionais que compõem a Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, Cleizenir apresentou os membros da equipe diretiva do quadro administrativo da pasta.

Durante a abertura oficial do ano, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, falou aos educadores sobre os avanços conquistados na educação no ano de 2019 e manifestou que 2020 se trata de um ano de dupla honra, resgate e restituição para a cidade. “E nada disso poderia ser feito se não pelo grande pilar da sociedade que é a educação”, destacou ela.

Para a prefeita, falar isso em discurso e não transcrever para a prática é nada. Disse que nos últimos 19 meses pôde-se observar a tratativa respeitosa voltada aos profissionais que são pais de todas as outras profissões no Brasil.

Como forma de gratidão, reconhecimento e carinho, reuniu todos os educadores para dizer que o tempo ruim ficou no passado. Segundo ela, profissional feliz é profissional valorizado. “Profissional valorizado no discurso e na prática. Ninguém faz nada no mundo sozinho. Nós não construímos a gestão sozinhos. Nós não fazemos educação sozinhos. Nós não construímos uma cidade sozinhos. Não pensamos numa sociedade justa sozinhos”, ressaltou.

A prefeita reconheceu estar longe da perfeição. “Tudo que construímos até aqui foi porque vocês, em conjunto conosco, ousaram romper esse momento. Foi por que juntos acreditamos que seria possível”, disse ela, explicando que a referência ‘todos’ corresponde aos diversos profissionais em atividade na Prefeitura de Palmas, que para ela são os reais agentes de transformação da realidade.

Como forma de restituir tudo isso e recuperar todas as promessas, algumas em atraso desde 2016, Cinthia anunciou para março desse ano, colocar todas as carreiras do município com suas progressões rigorosamente em dia. Segundo a gestora, isso só se tornou possível porque ‘todos juntos’ fizeram as coisas renderem, mais uma vez se referindo ao esforço dos servidores do município.

De acordo com a prefeita, mais do que isso foi possível. “Conseguimos equipar as nossas escolas. Foram mais de R$ 8 milhões investidos para a reforma das unidades educacionais”. A prefeita anunciou ainda a aplicação de cerca de R$ 10 milhões empregados na continuidade das reformas das estruturas físicas das escolas da Capital. Citou também o montante de cerca de R$ 12 milhões voltados à aquisição de equipamentos e mobiliário escolar adequado aos níveis da educação básica como carteiras escolares e de refeitório.

Ao falar aos educadores da rede, Cinthia fez uma analogia ao comparar o retrovisor de um veículo, que é pequeno e serve para não perder a referência do que ficou para trás, ao seu para-brisas que é bem maior, permite ter uma visão bem mais ampla do que está adiante, se referindo aos propósitos de gestão para com a educação da Capital. “O que temos que guiar e olhar para frente é muito maior. Os horizontes e perspectivas que temos para 2020 são excelentes!”, enfatizou.

A prefeita afirmou o seu compromisso com os educadores do município e anunciou aos cerca de 2.500 professores presentes, que em março deste ano, sua gestão conclui todas as progressões e enquadramentos referentes à carreira da educação, com o pagamento de todas as titularidades da pasta, cujo impacto financeiro já está em estudo na Secretaria de Planejamento e Gestão. Segundo Cinthia, todos aqueles que formalizaram o pedido de titularidade terão enquadramento a partir de março, mesma data em que fará a apresentação do cronograma para pagamento.