Prefeita anuncia R$ 5 milhões de custeio para cultura e início do Centro de Comercialização de Taquaruçu

Gabinete da Prefeita

Autor: Wédila Jácome / Secom | Publicado em 01 de junho de 2023 às 16:15

Obra vai integrar o Centro de Cultura e Arte de Taquaruçu (CCA), já em construção

Taquaruçu, pólo turístico estratégico e de valor histórico, na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, quando o distrito se tornou Capital por um dia, recebeu mais um importante marco para o desenvolvimento da região. É que a prefeita Cinthia Ribeiro anunciou a liberação de R$ 5 milhões de custeio para fomento de atividades culturais na região, sendo essa verba destinada por meio de emendas do senador Eduardo Gomes.

Na oportunidade, ela também assinou as ordens de serviço para a construção do Centro de Exposição e Comercialização e para início da obra de drenagem do Centro de Cultura e Arte de Taquaruçu (CCA), já em execução e que irá impulsionar o potencial cultural, turístico e econômico da região. O valor estimado desses investimentos é na ordem de R$ 3,2 milhões.

O CCA compreende uma área de 30 mil m², planejada para receber e atender a comunidade local, a cultura, a arte, os eventos e o turismo em Taquaruçu. Durante a assinatura, a prefeita Cinthia Ribeiro expressou sua satisfação em poder concretizar mais essa importante etapa para o distrito. Ela destacou a riqueza cultural e a beleza natural da região, ressaltando que o Centro de Cultura e Arte será um espaço dedicado à promoção da arte, da cultura e do turismo, proporcionando experiências enriquecedoras para moradores e visitantes.

O projeto do Centro de Exposição e Comercialização contará com área para shows, palco, circuito de exposição com 74 tendas, quatro praças de alimentação, arquibancadas e estacionamento, passeios pavimentados, bancos de concreto, iluminação de LED e paisagismo completo. Compreendendo toda a área externa ao CCA, o local servirá de ponto de encontro, convivência, venda de artesanato e produtos locais, além de promoção de atividades turísticas, festivais e apresentações culturais que já são parte do calendário de eventos de Taquaruçu

Mestre Wertemberg Nunes, mentor geral do Ponto de Cultura Aldeia Tabokagrande, acredita que a governança de turismo e cultura será fundamental para garantir uma gestão mais eficiente e transparente dos R$5 milhões de custeio para fomento de atividades culturais em Taquaruçu. "Vamos alinhar com a governança a melhor forma de aplicar esses recursos", frisou.

Investimentos

Para a construção do Centro de Exposição e Comercialização, serão investidos R$ 1.844.074,02, sendo R$ 1.241.500,00 oriundos de convênio com o Ministério do Turismo e R$ 602.574,02 correspondentes à contrapartida do Município de Palmas. Para a terraplanagem e drenagem do terreno na Rua 4, APM 47, a estimativa de investimento é de R$ 1.419.468,26, com recursos próprios. Já o investimento no CCA é de R$ 2.879.000,00, sendo R$ 2.674.000,00 de repasse do Ministério do Turismo e R$ 205.000,00 de contrapartida do Município de Palmas. As obras tiveram verba de emenda do senador Eduardo Gomes.

Entenda

Taquaruçu está localizado a aproximadamente 30 km de Palmas e recebe anualmente a sede dos poderes executivo e judiciário para celebrar a contribuição histórica que deu origem ao município de Palmas. Taquaruçu, conhecido por sua rica história e belezas naturais, cedeu sua condição de município, tornando-se um distrito de Palmas, possibilitando, assim, a emancipação da capital do Tocantins. E, por reconhecimento a esse legado, anualmente, o distrito recebe a sede dos poderes executivo e legislativo no dia 1º de junho.