Prefeita Cinthia Ribeiro destaca a importância do protagonismo feminino

Gabinete da Prefeita

Autor: Texto: Redação Gabinete da Prefeita | Publicado em 08 de março de 2023 às 15:06

Reflexão foi em seu discurso durante o evento de lançamento do projeto 'Força da MulherTocantinense'

“Nós temos muito o que avançar, mas só conseguiremos se formos mulheres que erguem outras mulheres. Se formos mulheres que capacitamos outras mulheres, mulheres que quando estiverem investidas em cargos de poder consigam pensar e agir como mulheres. É preciso ter sororidade e empatia umas com as outras. Essa luta é de todas, se uma ficar para trás essa luta não terá valido a pena,” foi com essa reflexão que a prefeita de Palmas abriu o seu discurso durante o evento de lançamento do projeto 'Força da Mulher Tocantinense', que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, no Palácio Araguaia, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Após citar importantes mulheres tocantinenses, como a dona Baixinha, Maria da Balsa, Raimunda Quebradeira de Coco, dona Rosa, Mariza Sales, dona Miúda, Cláudia Lélis, entre outras, a prefeita de Palmas seguiu sua fala lembrando da estima de se conquistar um lugar equivalente de representação feminina na política. Na sequência, orgulhosamente, ela relatou a alegria de não ser mais a única prefeita de capital no País, afinal, recentemente, foi empossada a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

Licença Maternidade

“Permanecer na vida pública não é tarefa fácil,” comentou a prefeita ao lembrar o triste episódio de não poder desfrutar de uma licença maternidade, em um passado recente, após o nascimento do seu filho caçula, Vittorio. “Nós prefeitas não temos ainda esta garantia legal. Na lei orgânica do município não tem previsão de licença maternidade. É preciso ter políticas públicas e garantias legais, é preciso um olhar específico. Peço que os nossos legisladores que analisem essas questões com muito cuidado. Precisamos preparar ambientes políticos para as mulheres.”

Força da Mulher Tocantinense

O projeto 'Força da Muçher Tocantinene' é desenvolvido pelo Sebrae (TO) em parceria com o Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais da Mulher e Indústria Comércio e Serviços, o Sistema Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e das Prefeituras Municipais.

Em Palmas, desde o início, os 07 CRAs foram envolvidos para atenderem 1.400 mulheres. Cursos relacionados aos eixo beleza, gastronomia, corte & costura  e construção civil foram ofertados para as palmenses. A formatura dessas mulheres está prevista para junho de 2023.