Prefeita Cinthia Ribeiro e CAF se comprometem em dar agilidade na execução de obras na Capital

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 30 de janeiro de 2019 às 17:08

Obras fazem parte do Programa de Requalificação Urbana Palmas Para o Futuro, que tem previsão de execução de pavimentação asfáltica, terraplenagem, sinalização viária, calçadas acessíveis, ciclovias e melhoria na iluminação pública de vários setore...

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e executivos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), firmaram na manhã desta quarta-feira, 30, o compromisso em dar prioridade e agilidade na execução do contrato que prevê investimentos de US$ 60,87 milhões (aproximadamente R$ 235 milhões) em obras de infraestrutura e mobilidade urbana na Capital.

Cinthia Ribeiro recebeu a missão do banco para discutir os aspectos técnicos relacionados às obras previstas para terem início neste ano. “Esta parceria é muito importante e ocorre num momento decisivo para Palmas porque os serviços públicos previstos são, na verdade, desejo antigo de moradores de vários setores da cidade. São obras com contextos não só de infraestrutura, mas com aspectos sociais e que influenciam diretamente na melhoria da vida dos palmenses”, disse a prefeita, ao abrir a reunião, que contou com membros da instituição e secretários municipais.

As frentes de serviço fazem parte do Programa de Requalificação Urbana Palmas Para o Futuro, que tem previsão a execução de pavimentação asfáltica, terraplenagem, sinalização viária, calçadas acessíveis, ciclovias e melhoria na iluminação pública de vários setores da Capital.

Executivo da área de setor público e representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina no Brasil, José Rafael Neto, declarou que o intuito do CAF é facilitar ao máximo a operacionalização do contrato para que as obras tenham o início o mais breve possível. “Nosso interesse, bem como o objetivo da prefeita de Palmas e de seu secretariado, é trazer melhorias, desenvolvimento e beneficiar o povo palmense com obras estruturantes e importantes para a Capital. Sob esse aspecto, a missão é para discutir a execução do contrato. Nosso interesse é que as obras sejam concretizadas”, disse, ao ressaltar que conta com a disposição da prefeita de cumprir os prazos e metas contidos no contrato assinado em dezembro de 2018 entre Prefeitura e banco.

Cinthia Ribeiro reforçou que a prefeitura está empenhada ao máximo no cumprimento dos prazos e execução dos contratos. “Nossa equipe está preparada e empenhada para executar as obras dentro do cronograma. As comissões já foram formalizadas e pretendemos atuar com prioridade nisso porque essas obras são, na prática, sonho de muitos palmenses”, declarou.

A missão

A missão permanece em Palmas até sexta-feira, dia 1º. Entre outros assuntos discutidos com a equipe técnica da prefeitura estão a apresentação da situação atual do programa; o organograma geral da estrutura da CAF; a comissão de licitação específica da CAF; as obras do programa; situação dos processos, projetos e supervisão técnica; discussão do cronograma das obras; as condições contratuais; cumprimento e prazos dos aspectos institucionais, de mobilidade, infraestrutura viária, ambientais e sociais; apresentação da situação dos processos de licenciamento ambiental; situação do processo do Plano de Mobilidade de Palmas e o processo de prestação de contas de desembolso e contrapartida.