Prefeita Cinthia Ribeiro entrega à comunidade nova estrutura da Unidade de Saúde da Arno 71

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 06 de dezembro de 2023 às 05:38

Gestão municipal conclui mais uma importante obra e prepara novas entregas para este ano

Após seis meses de intenso trabalho, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) concluiu mais uma importante obra do pacote de melhorias em andamento na rede municipal de saúde. Desta vez, a prefeita Cinthia Ribeiro entregou na tarde desta terça-feira, 5, a reestruturação completa da Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 71, uma das mais antigas da Capital.

Em um evento marcado pela emoção e orgulho dos profissionais de saúde, Cinthia reconhece o trabalho da equipe ao longo dos anos e o empenho em prestar serviço de qualidade à população. “Quem passa por esses espaços de saúde, obviamente, é porque está fragilizado. Então, façam o que vocês puderem para transformar a vida das pessoas. A ideia é deixar todas as nossas unidades com este padrão, olhamos nossa cidade como um todo, de norte a sul”, comentou a prefeita.

A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Mota, detalha que a reestruturação contemplou a reforma da estrutura física, troca de mobiliários e equipamentos. “A unidade está de cara nova, com ambiência acolhedora, adequada para atender a comunidade dessa região e os trabalhadores da USF da Arno 71”, esclarece.

O espaço agora, todo climatizado, está com novo piso e telhado, as instalações elétricas e hidráulicas foram substituídas, também recebeu nova pintura, além de novos mobiliários e equipamentos para gerar mais conforto, agilidade e qualidade nos atendimentos. Para isso, foram investidos R$ 844.782,46 em uma área de 251 m² de área de intervenção. 

E quem gostou da novidade é o aposentado João Luiz da Silva, de 72 anos. Morador da Arno 71, Silva avaliou cada detalhe da nova estrutura, e garantiu que o espaço está mais acolhedor. “A mudança é grande e a unidade parece outra”, avaliou o aposentado. 

O jovem casal Wellington Ribeiro Costa, 28 anos, e Camila Raquel Costa, de 27 anos, também estiveram na tarde desta terça-feira, na USF da Arno 71, e garantiram que o local está bem melhor. “Agora tem mais um consultório, o corredor está climatizado, a pintura e piso são novos e trazem mais conforto para nós”, declarou o pai da pequena Eloá Pereira da Silva Costa, de 4 anos, que rapidamente foi atendida pelo médico da unidade.

 

Estrutura

A unidade possui consultórios para atendimento médico, de enfermagem e odontológicos; sala para os agentes comunitários e de endemias; salas de vacinação, procedimento, acolhimento e triagem; esterilização e expurgo; copa; depósito de materiais de limpeza e de insumos; coordenação; banheiros; recepção e sala de espera. 

 

Assistência

São cerca de sete mil moradores assistidos na Arno 71 (603 Norte) e arredores; ACSU-NE 70 (602 Norte); residencial North I e II, localizados na Arne 71 (604 Norte); loteamento Água Fria e entorno e a região do Santa Amaro e redondezas. A unidade possui duas equipes de estratégia de saúde da família com enfermeiros, médicos e dentistas, além da equipe multiprofissional com psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista.