Prefeita Cinthia Ribeiro participa da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Gabinete da Prefeita | Publicado em 13 de março de 2023 às 12:19

Na programação desta terça, 14, está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, participa nesta segunda e terça-feira, 13 e 14, da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em Brasília (DF). Na abertura do evento, a prefeita falou sobre a importância da interação entre os municípios, estados e o governo federal. “No município tudo é prioridade. A saúde, a educação, o transporte. O que exige de nós, prefeitos, ter um olhar amplo e responsável sobre todos os temas.”

O evento reúne prefeitas e prefeitos de todas as regiões do país, associados à FNP, para debaterem os desafios das médias e grandes cidades. O presidente da instituição e prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, falou da urgência de discutir temas tão essenciais aos municípios. “Com este evento damos um passo importante para a construção de um país cada vez melhor. A vida acontece nas cidades, é na cidade que o cidadão mora, é na cidade que o cidadão procura os serviços da prefeitura. A cidade é um polo dinâmico.” 


Conselho da Federação e Mobilidade Urbana

Na sequência a prefeita participou da mesa que tratou da Conselho da Federação. Em janeiro passado a FNP propôs ao Governo Federal a instituição do Conselho da Federação, instância de pactuação de temas de interesse comum entre a União, Estados e dos Municípios. A proposta foi acolhida pelo Governo e anunciada pelo ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 

A prefeita participou das discussões dando um destaque para o fortalecimento e capacidade dos entes federativos de trabalharem juntos em busca de soluções compartilhadas para os desafios do país. “Manter um diálogo permanente e produtivo entre os entes federativos, sem dúvida, contribuirá bastante para o desenvolvimento dos municípios e, consequentemente, dos estados e do país.” 

Outro tema atual nos médios e grandes municípios, é a mobilidade urbana. Cinthia Ribeiro  também participou desta mesa que tratou especialmente sobre a repactuação federativa para o financiamento e melhoria do serviço de transporte público. “É preciso que seja implementado um novo modelo de governança e financiamento. Isto contribuiria bastante com a melhoria da qualidade dos serviços e viabilizaria a ampliação de gratuidades.”


Programação

Na programação desta terça, 14, está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a posse da próxima diretoria da FNP, biênio 2023/2025.

 

Texto: Redação Gabinete da Prefeita

Edição: Secom