Prefeita Cinthia Ribeiro participa de painel sobre eficiência energética na COP 27

Gabinete da Prefeita

Autor: Assessoria de Imprensa do Gabinete da Prefeita | Publicado em 16 de novembro de 2022 às 14:08

A gestora também participou da entrega da Carta ao Governo Brasileiro - Crianças e Clima por um Futuro no Presente ao Governo Federal eleito

Ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e da deputada federal eleita Marina Silva, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, participou nesta quarta-feira, 16, de um debate sobre eficiência energética, na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El-Sheikh, no Egito. 

O evento aconteceu no Brazil Aclimate Action Hub e foi organizado pelo Instituto Alziras. “Esta foi uma oportunidade para discutirmos muito mais do que transição energética, falamos do compromisso dos governos com a agenda ambiental e das pessoas como ponto central deste processo de desenvolvimento,” destacou a prefeita. 

Inteirada das questões ambientais, Marina Silva defendeu o desenvolvimento sustentável pautado no bem-estar da população. “O Brasil é um país que tem muitos recursos naturais. Devemos concentrar nossos esforços em uma transição energética justa e sustentável para proporcionar qualidade de vida para as pessoas”, pontuou.


Carta 

Na sequência, representando a rede global ICLEI e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a prefeita Cinthia Ribeiro participou da cerimônia de entrega da Carta ao Governo Brasileiro - Crianças e Clima por um Futuro no Presente ao governo federal eleito. O documento foi entregue a Marina Silva, que integra a comitiva do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. 

A carta destaca de que as crianças são as mais afetadas pela crise climática e precisam de um olhar especial em relação às políticas públicas de reconstrução do país. 


Bilateral

O secretário municipal de Assuntos Fundiários de Palmas, Fábio Chaves, e o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbanístico de Palmas – Impup, Giovanni Assis, participaram de uma reunião bilateral com membros do EuroClima. Durante a agenda construída pelo ICLEI, foi detalhada a necessidade de financiamentos para governos locais. Na ocasião, foi apresentado o projeto Palmas Recicla e discutida a possibilidade de investimento na mudança de matriz energética para transporte público. 

O secretário entregou material de apresentação dos projetos da Capital do Tocantins. O Euroclima é o principal programa da União Europeia sobre sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas com a América Latina e o Caribe.