Prefeita Cinthia Ribeiro prestigia formação de educadores da rede municipal de ensino

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 17 de janeiro de 2020 às 18:42

A capacitação e aperfeiçoamento dos agentes públicos iniciou na quinta, 16 e foi finalizada nesta sexta, 17

A prefeita Cinthia Ribeiro esteve na manhã desta sexta-feira, 17, no Ahãdu Eventos para prestigiar os profissionais da rede municipal de ensino que estão participando da capacitação em ‘Liderança e Gestão Educacional’, ministrada pelo conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão, Renato Casagrande. A capacitação, que é promovida pela empresa NTC Treinamentos, Eventos e Serviços Ltda, responsável por contribuir com a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes públicos, iniciou na quinta, 16 e foi finalizada nesta sexta.

A gestora cumprimentou os profissionais desejando um feliz ano novo de trabalho reafirmando o seu comprometimento com todos os projetos da Capital e em realizar um serviço de excelência, principalmente numa das áreas prioritárias para o País que é a educação. “Estamos abrindo o ano letivo incentivando a capacitação e ampliação de conhecimentos de vocês que como líderes, como as pessoas que estão ali no dia a dia, cuidando dessa riqueza que são as nossas crianças, formando esse futuro, têm como responsabilidade. E a nossa responsabilidade enquanto gestão é fazer com que vocês sejam melhores e estejam cada vez mais preparados”.

Cinthia incentivou todos a aproveitarem ao máximo a capacitação. “É uma grande honra prestigiar um pouquinho desse curso que o Renato Casagrande está ministrando porque o currículo dele por si só já dá uma aula e conhecimento nunca é demais. 2019 foi um ano que mais aprendi do que ensinei, é impressionante como nós aprendemos todos os dias, aprendemos quer seja com uma atitude muito simples de uma pessoa que faz parte da nossa equipe, assim como aprendemos com grandes líderes que têm uma vivência mundo afora e que muito pode acrescentar para o nosso crescimento”.

A gestora afirmou que os resultados alcançados pela gestão da Capital ao longo desses 30 anos são frutos dos esforços de todos os profissionais e de outros gestores que a antecederam e que fizeram muito, o que possibilitou a gestão avançar e chegar até aqui, adquirindo maturidade administrativa, financeira e política. “Por isso, eu não tenho dúvidas em afirmar que a grande riqueza que nós temos é o capital humano e que qualquer prefeito ou prefeita que passar pela capital e tiver esse olhar de valorizar as pessoas que cuidam de outras pessoas, com certeza, fará uma gestão de sucesso”.

A prefeita finalizou sua fala, afirmando que tem muito orgulho de todos os índices alcançados e de todo esforço dos profissionais. Ela fez um grande chamamento aos educadores para fazer do ano de 2020 o ano da história da Educação na cidade de Palmas.

Avaliação do palestrante

Renato Casagrande avaliou o primeiro dia de curso como muito produtivo. “Não é fácil para mim está aqui com mais de 200 pessoas e conquistar a atenção de vocês, mas vocês conseguiram se concentrar e tivemos um dia muito produtivo, eu saí daqui extremamente cansado fisicamente, mas energizado, feliz com os resultados alcançados e comprometido em fazer desse segundo encontro, um dia ainda mais especial”, destacou na ocasião.

Segundo o palestrante, no primeiro dia de curso os participantes fizeram sua autoavaliação onde puderam identificar os pontos fracos, as áreas que dominam menos e nesse segundo encontro eles conhecem seu perfil, quais são as competências que precisam desenvolver, onde eles estão melhores para buscar o aprimoramento. “Nós precisamos entender enquanto líderes que na escola nós vamos ter profissionais que às vezes não vão desempenhar tão bem uma função, mas vão desempenhar melhor a outra e que vamos precisar da ajuda de todos porque é isso que faz um time vencer”.

Repercussão na sala de aula

O diretor Luciano Coelho destacou o acerto da gestão municipal em propiciar à equipe diretiva, no início do ano letivo de 2020, uma palestra ministrada por Renato Casagrande, trazendo pontos-chaves de como lidar com o aluno hoje, perante todas as mudanças do século e, principalmente, da mudança que o professor deve ter em relação ao aluno para incentivá-lo a gostar da escola.

De acordo com o gestor, emoções foram despertadas ao debater temas em face às novas tecnologias na educação. “Se nós queremos mudança em sala de aula, precisamos mudar a nossa postura enquanto gestores. Se nós queremos que nossos professores mudem a sua forma de gerir a sala de aula, precisamos estar voltados às novas tecnologias. É algo que está proposto aos nossos alunos. Precisamos transformá-las em ferramentas didáticas em sala de aula”, concluiu.