Prefeita Cinthia Ribeiro prestigia solenidade de certificação de agentes de Trânsito

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Georgethe Pinheiro/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 11 de novembro de 2021 às 18:58

80 servidores passaram por atualização sobre legislação e ferramentas de verificação

"Eu tenho orgulho do servidor público municipal de Palmas, porque ele é um servidor qualificado. E mais do que isso, qualificação significa investimento no que temos de mais precioso, que é o nosso capital humano", a afirmação é da prefeita Cinthia Ribeiro, ao participar nesta quinta-feira, 11, da cerimônia de certificação de 80 agentes da equipe de Fiscalização de Trânsito e Transportes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu). A chefe do executivo municipal fez questão de destacar que investir em conhecimento é prioridade da gestão.

A atualização foi instituída pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da Portaria nº 94/17 e 150/21. O curso teve carga horária de 72 horas e foi ministrado pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), em parceria com Instituto Tocantinense de Especialização e Apoio a Segurança de Trânsito (Itaset). As turmas tiveram aulas híbridas (presencial/prática e a distância).

A presidente do IVM, Jacqueline Vieira, falou sobre a importância da capacitação oferecida aos agentes de Trânsito para a prestação de serviços ao cidadão. "Esse olhar atento para a atualização e aperfeiçoamento do servidor é uma marca da gestão da Prefeita Cinthia Ribeiro", acrescentou Jacqueline.

A mesma avaliação foi compartilhada pela secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Coronel Alaídes Pereira Machado. "Os agentes de trânsito prestam um nobre serviço ao cidadão palmense e essas capacitações nos habilitam a prestar um serviço de excelência", declarou.

A superintendente de Trânsito, Valéria de Oliveira lembrou que por força da lei os agentes de Trânsitos precisam se atualizar continuamente. "Além disso, esse curso nos possibilitou melhores condições de reconhecimento da legislação e de fortalecimento de procedimentos e isto reflete na qualidade do serviço que entregamos à população", considerou.

Curso

O curso foi dividido em cinco módulos: Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania Operação e Fiscalização de Trânsito, Identificação Veicular e Direçao Prática Veicular. Também foi tratado sobre utilização de ferramentas de verificação como o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detrannet); e abordou ainda temas como a ética.