
Prefeita Cinthia Ribeiro recebe representantes do Colégio Montessori de Brasília (DF)
Representantes apresentaram um novo modelo de ensino que poderá ser aplicado na Capital
A prefeita de Palmas,
Cinthia Ribeiro, recebeu em seu gabinete na tarde dessa terça-feira, 28, os representantes
do Colégio Montessori de Brasília, Fabio Gomes e Gerson Degaspari. Eles vieram
apresentar um novo modelo de ensino que deverá ser aplicado na Capital. A proposta
apresentada foi a construção de uma escola montessoriana com modelo similar a matriz
situada em Brasília (DF).O plano de negócios para aprovação do investimento em
Palmas será apresentado em julho para o Conselho Provincial e diretoria da
escola.
Com lotes situados na 507
Sul e possuindo uma área de 10 mil metros quadrados, a previsão para o início
das obras, caso seja aprovada pelo Conselho Provincial, é para outubro de 2019,
como conta o gerente de Operações, Gerson Degaspari: “Pelo que nós estamos
prevendo, se tudo der certo com nosso Conselho Provincial, as obras aqui terão
início em outubro de 2019. E, se o conselho realizar a aprovação da escola, o
início das aulas será em janeiro de 2021. A faixa etária dos alunos é de 02 a
12 anos, que são do ensino maternal até o fundamental I e teremos capacidade
para 800 alunos”, conta.
A visita aconteceu para o
grupo coletar informações de números e investimentos da educação na Capital e,
com a chegada da escola é mais uma opção de ensino em Palmas. “É uma opção a
mais de metodologia de ensino, chegou no momento apropriado, a educação é um
investimento e não um gasto”, disse a prefeita Cinthia.
“A vinda da escola para
Palmas é algo que acrescenta muito por sermos Capital e por termos um público
cada vez mais exigente. Os pais já estão mais cientes que é necessário investir
em educação e por isso eles selecionam com muito cuidado como eles querem que
sejam a formação dos seus filhos, destes cidadãos”, avalia a prefeita.
Investimentos
Ainda sobre investimentos na
Capital, a prefeita citou a rede de hotelaria que está cada vez mais investindo
em Palmas. Além disso, “há várias inovações na educação municipal como as
escolas com educação bilíngue, as novas ferramentas que serão implantadas de
biometria facial, cartão eletrônico individual, Sistema de Posicionamento
Global (GPS) nos ônibus e a qualidade das nossas escolas e principalmente dos
nossos Cmeis são incontestáveis”.
Método
Montessori
As instituições Montessori
acreditam que a formação da estrutura do ser humano é resultado de uma força
interior; e esta formação sofre influência do meio e dos períodos de
desenvolvimento de cada criança.
O método é dividido por três
períodos: o primeiro é iniciado a partir do nascimento até os seis anos de
idade que é a fase em que a criança realiza sua própria construção. O segundo
período vai dos seis aos 12 anos, onde já são capazes de relacionar os fatos as
razões, a fase do “como” e “por quê”. E por último dos 12 aos 18 anos, período em que os jovens
procuram por aquilo que devem fazer, os pontos de vistas passam a ser
diferentes.
Com ênfase no
desenvolvimento infantil durante a primeira infância e com aplicação universal,
o Método Montessori parte do princípio de que todas as crianças têm a
capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido
espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar
organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança,
estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança,
respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e
individualidade dos alunos.