Prefeita Cinthia Ribeiro recebe representantes do Colégio Montessori de Brasília (DF)

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 29 de maio de 2019 às 10:16

Representantes apresentaram um novo modelo de ensino que poderá ser aplicado na Capital

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, recebeu em seu gabinete na tarde dessa terça-feira, 28, os representantes do Colégio Montessori de Brasília, Fabio Gomes e Gerson Degaspari. Eles vieram apresentar um novo modelo de ensino que deverá ser aplicado na Capital. A proposta apresentada foi a construção de uma escola montessoriana com modelo similar a matriz situada em Brasília (DF).O plano de negócios para aprovação do investimento em Palmas será apresentado em julho para o Conselho Provincial e diretoria da escola.

Com lotes situados na 507 Sul e possuindo uma área de 10 mil metros quadrados, a previsão para o início das obras, caso seja aprovada pelo Conselho Provincial, é para outubro de 2019, como conta o gerente de Operações, Gerson Degaspari: “Pelo que nós estamos prevendo, se tudo der certo com nosso Conselho Provincial, as obras aqui terão início em outubro de 2019. E, se o conselho realizar a aprovação da escola, o início das aulas será em janeiro de 2021. A faixa etária dos alunos é de 02 a 12 anos, que são do ensino maternal até o fundamental I e teremos capacidade para 800 alunos”, conta.

A visita aconteceu para o grupo coletar informações de números e investimentos da educação na Capital e, com a chegada da escola é mais uma opção de ensino em Palmas. “É uma opção a mais de metodologia de ensino, chegou no momento apropriado, a educação é um investimento e não um gasto”, disse a prefeita Cinthia.

“A vinda da escola para Palmas é algo que acrescenta muito por sermos Capital e por termos um público cada vez mais exigente. Os pais já estão mais cientes que é necessário investir em educação e por isso eles selecionam com muito cuidado como eles querem que sejam a formação dos seus filhos, destes cidadãos”, avalia a prefeita.

Investimentos

Ainda sobre investimentos na Capital, a prefeita citou a rede de hotelaria que está cada vez mais investindo em Palmas. Além disso, “há várias inovações na educação municipal como as escolas com educação bilíngue, as novas ferramentas que serão implantadas de biometria facial, cartão eletrônico individual, Sistema de Posicionamento Global (GPS) nos ônibus e a qualidade das nossas escolas e principalmente dos nossos Cmeis são incontestáveis”.

Método Montessori

As instituições Montessori acreditam que a formação da estrutura do ser humano é resultado de uma força interior; e esta formação sofre influência do meio e dos períodos de desenvolvimento de cada criança.

O método é dividido por três períodos: o primeiro é iniciado a partir do nascimento até os seis anos de idade que é a fase em que a criança realiza sua própria construção. O segundo período vai dos seis aos 12 anos, onde já são capazes de relacionar os fatos as razões, a fase do “como” e “por quê”. E por último dos 12  aos 18 anos, período em que os jovens procuram por aquilo que devem fazer, os pontos de vistas passam a ser diferentes.

Com ênfase no desenvolvimento infantil durante a primeira infância e com aplicação universal, o Método Montessori parte do princípio de que todas as crianças têm a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade dos alunos.