Prefeita cria ciclofaixa Bike na Pista no entorno da área verde do Espaço Cultural e sede do IPUP

Gabinete da Prefeita

Autor: Ivonete Motta | Publicado em 18 de maio de 2018 às 22:04

Atendendo a uma solicitação de ciclistas, e em comemoração ao aniversário de Palmas, a prefeita Cinthia Ribeiro assinou nesta sexta-feira, 18, decreto em que cria a ciclofaixa denominada Bike na Pista, que será aberta para uso da população domingos e feriados, das 06 às 22 horas. A ciclofaixa ficará localizada na Área Verde que abrange o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e o entorno à sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (IPUP), em trechos específicos. criação da ciclofaixa contou com a colaboração e apoio do vereador Tiago Andrino.

O decreto nº 1.607 foi publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, 18, e entrará em vigor no próximo dia 27, data da última programação do aniversário da cidade, quando ocorrerá a Corrida de Palmas. Esse prazo é necessário para que a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) possa organizar as escalas dos servidores envolvidos, mobilizar equipamentos necessários ao cumprimento do decreto e possibilitar que as empresas de transporte coletivo tomem conhecimento e as providências da mudança do itinerário, explicou a secretária Welere Gomes.

Na justificativa da medida, a prefeita salientou que é papel da administração zelar pela segurança e bem-estar da população e também propor soluções que preze o lazer em harmonia com a mobilidade urbana, além de que, a ampliação de ciclofaixas incentiva a prática de exercícios esportivos e contribui para o respeito e bom convívio entre ciclistas, pedestres e motoristas, acrescenta.

Competência

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito é o órgão municipal responsável pela sinalização e segurança das ciclofaixas municipais.

O circuito da ciclofaixa

A ciclofaixa Bike na Pista compreende o seguinte trajeto: Av. Teotônio Segurado, sentido Sul/Norte, entre as Avenidas LO-05 e LO-09; Av. LO-05, sentido Oeste/Leste, entre as Avenidas NS-02 e Joaquim Teotônio Segurado; Avenida NS-02, sentido Norte/Sul, entre as Avenidas LO-09 e LO-05; Avenida LO-09, sentido Leste/Oeste, entre as Av. Teotônio Segurado e NS-02 jornalista Jaime Câmara. Os trechos previstos no decreto podem ser alterados a critério da Administração, mediante análise técnica e manifestação do órgão municipal de trânsito.

Transporte coletivo

No horário destinado à ciclofaixa, ficam alterados os itinerários do transporte coletivo nos trechos de que trata o decreto, da seguinte forma: Linha 010 - Eixão (Javaé/Apinajé), sentido Sul/Norte, percorrendo a Av. Teotônio Segurado, Av. LO-09, Av. NS-02, Av. LO05 e Av. Teotônio Segurado; Linha 181 (Apinajé/krahô), sentido Norte/Sul, percorrendo a Av. NS-02, Av. LO-05, Av. Teotônio Segurado, Av. LO- 09 e Av. NS-02.

O que é a ciclofaixa

A ciclofaixa é uma faixa exclusiva destinada à circulação de bicicletas, delimitada por sinalização específica, sem interseções com a circulação de veículos e pedestres. Pelo decreto, a exclusividade da ciclofaixa poderá ser afastada nos casos de entrada e saída de veículos oficiais ou de emergência, mediante atuação dos agentes de trânsito do município.

Acesse o decreto aqui

(Edição e postagem: Lorena Karlla)