Prefeita participa de congresso internacional Cidades Lixo Zero

Gabinete da Prefeita

Autor: Ivonete Motta | Publicado em 06 de junho de 2018 às 09:52

Evento vai discutir melhores práticas em gerenciamento e gestão inovadoras de resíduos

A prefeita Cinthia Ribeiro participa em Brasília do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero que, até quinta-feira, 7, apresentará e discutirá com os participantes, as melhores práticas e as mais avançadas tecnologias em gerenciamento de resíduos, gestões inovadoras, avaliação do sistema tributário nacional em relação a outros países e soluções economicamente atraentes que estejam em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que preconiza a responsabilidade e eficiência. O congresso é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), em parceria com o Governo do Distrito Federal.

“Embora a responsabilidade pela destinação e tratamento dos resíduos seja do poder público, sobretudo dos municípios, vale lembrar que o lixo é resultado do consumo e, portanto, é responsabilidade de cada um de nós dar a melhor destinação possível a esses produtos que não servem mais. Eles podem gerar renda para muitas famílias, por meio da coleta seletiva, promovida por empreendedores sociais, sem falar que estaremos contribuindo para diminuir os efeitos das mudanças climáticas e o dinheiro que sobra de investimento na coleta e tratamento de lixo, pode ser aplicado em outros benefícios para a população”, enfatizou Cinthia Ribeiro.

O evento, que está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é voltado para prefeitos, gestores públicos, legisladores, empresários, indústria, comércio, universidades, empreendedores, organizações da sociedade civil e outros.

O congresso é composto por palestras, painéis, workshop e exposições como oportunidades de troca de conhecimentos e experiências, difusão da sustentabilidade, negócio na cadeia de resíduos, dentre outras abordagens.