Prefeito entrega 22 novos pontos de ônibus e aplicativo para o transporte público

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 28 de março de 2018 às 11:28

Estruturas são auto-sustentáveis, com iluminação de LED, conexão via Wi-Fi a internet, captação de energia solar que permitirá a recarga de celulares

A entrega das 22 novas estruturas de pontos de ônibus foi feita pelo prefeito Carlos Amastha na manhã desta quarta-feira, 28, no abrigo da Arse 32, na Avenida LO-05. Na oportunidade o prefeito anunciou também um novo aplicativo do transporte público, o Moovit, que veio para substituir o aplicativo existente “Meu Ônibus”.

Os novos abrigos seguem modelo padrão instalado no setor Taquari ainda no ano passado, e dispõem de tecnologia inovadoras, com estrutura auto-sustentável, iluminação de LED, conexão via Wi-Fi a internet, captação de energia solar que permitirá a recarga de celulares.  Ainda em 2017, o Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT) definiu a empresa responsável pela construção dos novos abrigos e os locais onde foram instalados.

“Com a implantação dos novos pontos, estamos contemplando todos os cantos da cidade, região Central, Sul e Norte, nessa primeira etapa. São 22 novos pontos, e sem dúvidas é um número bastante expressivo, com toda essa tecnologia, trazendo mais comodidade para as pessoas que fazem uso do Transporte Público Municipal. E vamos continuar com esse processo de instalação até finalização da troca integral de todos os pontos de coletivos da Capital”, completou o prefeito

O primeiro ponto padrão foi instalado no Setor Taquari, e agora os 22 novos pontos contam com a mesma tecnologia.  Uma novidade, que está em fase de teste, é com o ponto de ônibus localizado na NS-04, em frente ao Colégio Frederico, na Arse 12. Ele dispõe de um recurso inovador para amenizar a alta temperatura, funcionando através de microaspersores que gotejam água quando está em uso.

O secretário de Segurança e Mobilidade, Major Leonardo Coelho, enfatizou a evolução dos pontos de ônibus em Palmas e destacou que algumas estruturas já estão prontas e outras em fase final de acabamento.  “Quando nós olhamos para o passado em que a estrutura não era das melhores, e vemos o que temos hoje, pontos de ônibus que são referências, com toda essa estrutura inovadora, que foi planejada para melhorar as condições de uso dos usuários. Simplesmente é o que há de melhor hoje”, acrescentou.

Os dois distritos de Palmas, Taquaruçu e Buritirana, também foram contemplados com esse novo modelo de ponto de ônibus, que receberam nomes referentes ao turismo de negócios. Em Buritirana, o ponto padrão receberá o nome de Rota da Soja e em Taquaruçu será Estação Cachoeira da Roncadeira. Na Avenida JK, nos pontos da Acne 1 e Acse 1, estão sendo instaladas duas novas estruturas em cada local, devido a grande demanda do local.

A usuária do transporte público, Selma Borges, aprovou as novas estruturas. “O design desses novos pontos estão bem bonito. A estrutura também é bem mais confortável em relação aos antigos pontos”.

Aplicativo Moovit

Na oportunidade também foi lançado o aplicativo Moovit. O presidente do Seturb - Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Palmas, José Antônio dos Santos, afirmou que o aplicativo já está disponível para o usuário baixar e explica seu uso. “O uso deste aplicativo é bem simples e as pessoas podem se programar para ir ao ponto mais próximo, nos horários em que a linha de ônibus costuma passar. Ao acessar o aplicativo, o usuário consegue ver a grade de horários  de todos os ônibus que transitam naquela rota. O Moovit é gratuito e tem informações e localização precisa para facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo.”

Locais dos abrigos

• Santa Bárbara, Av. Contorno, ao lado do Residencial Ipê Amarelo
  • Escola Almirante, na Arse 132
  • UPA Norte, Arno 21, na Avenida LO-06