Prefeitura acompanha em tempo real movimentação dos 217 ônibus da Capital

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 11 de julho de 2014 às 10:04

Palmas já conta com alta tecnologia para o monitoramento e a fiscalização do transporte coletivo. Implantado pela atual gestão, o Centro de Controle Operacional de Transporte Público possibilita o acompanhamento instantâneo da movimentação dos 217 ônibus que fazem o transporte público em Palmas. A fiscalização passa a ser mais precisa, uma vez que o sistema transmite dados como localização, velocidade, sentido e próximas paradas dos veículos.

Os ônibus são equipados com GPS e é possível saber, também, se o motorista não efetuou a parada em determinado ponto e se há problemas com determinado veículo, e, o mais importante, se está cumprindo o horário exato das paradas. O sistema foi adquirido pelo Sindicato das Empresas de Transporte e cedido para a Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, através de um Termo de Cooperação, para uma fiscalização mútua.

Os dados vão para a central implantada na própria Secretaria. Além de acompanhar em tempo real a movimentação da frota da cidade e auxiliar na manutenção da qualidade na prestação de serviço, para o secretário Cristian Zini, o sistema é o caminho para alcançar a excelência do transporte público em Palmas. “Essa ferramenta nos permite dar maior transparência aos serviços prestados, e nos dará maior condições de cobrar eficiência no cumprimento do cronograma”.

Zini lembrou, ainda, que a Capital tem disponível 217 ônibus, sendo 205 em circulação e 17 reservas, para 69 linhas; a média diária é de cerca de 80 mil usuários.

Monitoramento

O secretário de Transporte garantiu que mesmo com a implantação do sistema no início de junho, os agentes de fiscalização continuam em campo para acompanhar de perto o serviço. “O Centro de Controle Operacional não substitui a fiscalização feita diariamente por nossos agentes, mas é um mecanismo de suporte na fiscalização do transporte coletivo e da mobilidade urbana em Palmas”, adianta o  Secretário.