Prefeitura apoia a realização da 9ª Edição do Festival de Circo de Taquaruçu

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 30 de junho de 2022 às 17:39

Festival Circo de Taquaruçu retoma atividades presenciais com quatro dias de intensa programação para toda família.

Após dois anos de edições on-line em virtude da pandemia, o Festival de Circo de Taquaruçu está de volta no formato presencial. Ele, que é considerado um dos maiores festivais de circo do Norte do País, receberá seu público no alto da serra nesta quinta-feira, 30, a partir das 19 horas. Até domingo, 03, são mais de 30 atrações se apresentando, totalmente gratuitas, em quatro dias de intensa programação como oficinas, cortejos, debates, shows musicais e espetáculos para todas as idades, no Centro Cultural Circo Os Kaco, na Praça Joaquim Maracaípe e também pelas ruas de Taquaruçu.

A realização é do Circo Os Kaco, com produção da IUNA Criativa, com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur). O evento, desta temporada, tem a temática 'NinguémLevantaumCircoSozinho', e marca nove anos de história e resistência, promovendo espetáculos inéditos e uma programação gratuita para o público. Além da Prefeitura de Palmas, o festival conta também com várias parcerias para sua realização, Governança de Taquaruçu, Destino Taquaruçu, Imagem e Mídia, UFT - Curso de Licenciatura em Teatro, Sesc Fecomercio, Rádio Canto das Artes 87,9 FM e também com o apoio da Círculo Filmes.

Segundo a produtora do Festival, Marcela Pultrini, a temática é uma referência à Reinvenção do Circo no País. “Todos os anos artistas, produtores e técnicos se unem para realizar esse evento que é destaque nacional, tudo isso porque somos muitos, muitas mãos para realizar um festival que recebe artistas de todo mundo em nossa comunidade, assim como é imprescindível também as mãos de todo nosso público na plateia”, declarou.

Para o presidente da Agtur, Tom Lyra, apoiar eventos culturais como este é importante para a formação cultural de Taquaruçu, bem como fomentar o turismo e a geração de renda no distrito, conforme orientação da prefeita Cinthia Ribeiro. “A cultura anda de mãos dadas com o turismo e é nossa grande aliada, pois hoje o turista procura experiência, participar e até vivenciar a cultura local. O Festival de Circo de Taquaruçu, além de proporcionar intercâmbio cultural, e traz artistas de outros estados, até outros países, também oportuniza aprendizado cultural para as crianças do Distrito, assim, vislumbramos que no futuro estas poderão replicar esses conhecimentos na sua comunidade”, ressaltou o gestor.

 

Atrações

Todos os dias, a partir das 08 horas, será ministrada no Centro Cultural Circo Os Kaco a oficina 'PermaCirco – Bioconstrução com Dennis Margera (TO). Para abrir a programação, nesta quinta-feira, 30, haverá a 'Live - História do Circo', com Ermínia Silva (SP), autora dos mais importantes livros sobre a Historia do Circo no Brasil; 'live painting' com Tiago Carva (RJ), grafitando o fusca do Circo ícone dos Kaco; Intervenção Circense com TaquaruCirco (TO), Espetáculo Cartolagem com Circo Escola Basileu França (GO) e show com Imaginário Mundo (TO).

A programação segue até domingo, 03, com atrações nacionais do Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e também internacionais da Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia (veja programação ao final do texto).

 

Circo Os Kaco

A Cia Os Kaco criada em 2009 pelos artistas circenses Kadu Oliviê, Jairo Molina e Marcela Pultrini, montou em 2010, seu primeiro espetáculo, Circo Os Kaco, com o qual circularam pelo centro-oeste, sudeste e norte do país, chegando até ao distrito de Taquaruçu, em Palmas, onde, decidiram em 2013 permanecer e fixar suas atividades junto com o cientista social e educador Bruno Kalss, oferecendo aulas de circo e capoeira angola gratuitas.

No ano de 2014 formalizaram-se como Associação Companhia Os Kaco e, em janeiro de 2016 conquistaram uma sede própria, espaço cedido pela Prefeitura de Palmas, onde desenvolvem além das atividades de circo, oficinas de construção de brinquedos e instrumentos musicais, oficinas de percussão, capoeira angola e educação ambiental – utilizando dos princípios da permacultura como as técnicas de bioconstrução e agroecologia. No ano de 2015 a cia foi reconhecida pelo MinC como Ponto de Cultura através do edital Cultura de Redes - Premiação a Redes Culturais do Brasil - Categoria Local.

Pelo projeto “Circo Os Kaco” – criado em 2009, a Companhia integra a Rede Circo do Mundo Brasil e da Rede Bambu - já passaram mais de 500 artistas de todas as regiões do País e de países da América Latina. Com ações são pautadas na responsabilidade social e ambiental através do projeto “Arte e Cidadania no Circo”, a sede Centro Cultural Circo Os Kaco funciona como uma casa de espetáculos na qual recebem circulação de peças teatrais, circenses, musicais performances e artes integradas.

 

Programação

1º Dia – Quinta-feira, 30 de junho - Local: Centro Cultural Circo Os Kaco

19h Intervenção Circense com TaquaruCirco - TO

19h30 Espetáculo Cartolagem com o Circo Escola Basileu França - GO

20h30 Show Imaginário Mundo - TO

2° Dia – Sexta-feira, 01 de julho /Local: Centro Cultural Circo Os Kaco

8h Permacirco - Bioconstrução com Dennis Margera - TO

10h Roda de Conversa: Formação Circense no Brasil - Lua Barreto - GO e Rodrigo Mallet - SP

14h às 16h – Oficinas - Rola Rola com Kafu – CO/Bambolê Avançado com Saracura do Brejo - GO

Diabolô Iniciante com Caroll Marafigo – RS/ Oficina de Aéreos com Lua Barreto - GO

 Local: Teatro de Arena Praça. Maracaípe

19h30 Grupo Vereda - TO

20h Espetáculo IntervenCirco - Circo Os Kaco - TO   

21h Show com Paraíba dos 8 baixos -TO 

3º Dia – Sábado, 02 de julho / Local: Centro Cultural Circo Os Kaco

8h Permacirco - Bioconstrução com Dennis Margera - TO

9h Capoeira Angola é Viva! Roda, musicalidade, oralidade e movimentos com Mestre Matoso -  Só Angola - TO

14h às 16h – Oficinas - Criação de Calligraffitti com Elpidio de Paula e Leromanual – TO / Iniciação ao Bambolê com Abby Hoop – VE / Perna de Pau com Lemon – GO /Segunda e Terceira Altura com Trupe Baião de 2 –SP/ Malabares Iniciante com Edson Elias - TO

15h Concentração para a Palhaceata com Bloco Socapino, Tambores do Tocantins, Batucanto e Baque Mulher Tocantins

17h Palhaceata pelas ruas de Taquaruçu

Local: Teatro de Arena Praça. Maracaípe

20h Espetáculo Noite de Gala - Mestres de cerimônia - Cia Pé de Cana – SP / Trupe Baião de 2 – SP / Caroll Marafigo - Cia Subversáteis – RS / Jairo Cruz - Cia os Kaco – TO /Tariana ViajARTE - TO

Rodrigo Mallet - Cia Bravata – SP / Abby Hoops - Rola Hoops Circus – VE/ Kafu - Rola Hoops Circus – CO / Circo Laheto - GO

21h Espetáculo Malabalux

Minúsculo Circo Caracol - Circo os Kaco – AR / Edson Elias - Circo os Kaco – TO /Pamela Vidal - Circo Giramundo – CH /Tariana ViajARTE - TO

21h30 Show com Magoo e o Bando Urtiga

4° Dia – 03 de julho, Domingo /Local: Centro Cultural Circo Os Kaco

14h às 16h – Oficinas - Criação de Calligraffitti com Elpidio de Paula e Leromanual –TO / Bolhas de Sabão com Tiago Carva – RJ /Manipulação de Chicote com Caracol – AR /Palhaçaria de Rua com Cia Pé de Cana – SP /Acrobacia de Solo com Mayke Nogueira –GO /

18h Programação (Online/Presencial) - Local: Teatro de Arena da Prç. Maracaípe

Espetáculo Circonectados com Rede Circo do Mundo-Brasil (online no instagram - @festivaldecircodetaquarucu )

19h Intervenção com Sombras do Hip Hop -TO

19h30h Espetáculo Noite da Palhaçaria - Mestre de cerimônia - Saracura do Brejo – GO / Lemon - Irmãos Tilt – GO /Peteca e Potoca – TO /Miguel Ortiz - Circo Giramundo – CO / Circo Laheto  - GO / Nahuel Estela - Los Petizos – AR / Batatinha Frita – TO /Cia Pé de Cana – SP / Churumello - Churumello Circus – RJ e Dudu do Circo – SP

 

Autor: Redação Agtur - Com informações da Assessoria de Imprensa do Festival do Circo