Prefeitura auxilia pequenos produtores de peixes em Palmas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Redação Secom | Publicado em 04 de abril de 2022 às 16:03

Com média de 100 atendimentos, ações estratégicas visam fortalecer produtores e o mercado agropecuário local

A Prefeitura Municipal de Palmas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) atende, em média, 100 produtores de peixes em todo o município. As ações estratégicas visam fortalecer o pequeno produtor e o mercado agropecuário local. A gestão municipal ainda apoia várias ações ou eventos que promovam o consumo e a produção do produto na Capital. Entre eles, estão a Agrotins, a Semana Santa, o Agosto Verde e a Semana do Peixe.

De acordo com a Seder, durante todo o ano são realizadas atividades como palestras, dias de campo ou atendimento nas propriedades e no escritório da Secretaria. No ano passado, mesmo com as restrições por causa da pandemia, a pasta conseguiu realizar 106 atendimentos de serviços de assistência técnica e extensão rural aos piscicultores e a outros interessados em ingressar na atividade, seja de modo familiar ou comercial.

Para feirantes do ramo, como a Maria Solange, as palestras são importantes. “Porque orientam sobre técnicas que ajudam a melhorar os cuidados, principalmente, para quem trabalha com pescados, os quais são sensíveis e precisam de mais cuidados e higienização'', relata. “Entendo que, se fizermos tudo certinho, melhora pra gente, melhora pra todo mundo e o cliente fica satisfeito e sempre volta para comprar mais. E é isso que fortalece a produção, o comércio e, consequentemente, a nossa vida”, complementou.

Qualidade

Segundo a engenheira de aquicultura da Seder, Maíra Dorneles, as ações específicas para a piscicultura evoluir em conjunto com a cadeia produtiva, precisam estar alinhadas ao mercado consumidor e ao mercado fornecedor de insumos básicos para a produção de peixes. “Garantir a qualidade do pescado é a principal responsabilidade do produtor, no entanto, todos devem avaliar os detalhes. Quando for vender lá nas feiras, se atentarem sobre algumas características do peixe”, explica.

“O consumidor deve observar se o olho do peixe está transparente e brilhante. As nadadeiras devem estar de forma resistente à movimentação, não podem estar amolecidas, nem deformadas; as escamas brilhantes e firmes sob a pele do peixe e a superfície sem muco em excesso e eles devem estar com um brilho metálico bem comum, um odor suave ou não ter odor nenhum, porque peixe com cheiro forte já passou do ponto. Os peixes têm que estar bem limpos por dentro; o consumidor deve se atentar às guelras, elas têm que estar completamente vermelhas e bem rígidas, não amolecidas”, complementou Maíra.

Dentro das ações anuais da Secretaria, está o envolvimento direto das equipes técnicas com os produtores no objetivo de orientar, acompanhar e avaliar os trabalhos deles, que formam o grupo que fomenta a rede do comércio nas feiras, principalmente, no ramo do pescado, que são produtos que precisam de um tratamento com muita higienização, cuidados com a temperatura e tudo o que possa garantir a sua qualidade ao consumidor.

Por Maria do Carmo Ribeiro, estagiária