Prefeitura avança com o projeto de transformação digital dos serviços

Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 15 de julho de 2022 às 14:54

Mudança vai melhorar o portal de serviços, estando disponível 24 horas ao cidadão

Com o objetivo de desburocratizar a vida do cidadão que precisa do serviço público e otimizar o trabalho do servidor, a Prefeitura de Palmas adere à transformação digital e avança para sua rápida implantação.

Na última quinta-feira, 14, a Agtec  apresentou aos secretários, como se dará o processo de implantação do projeto, bem como as soluções digitais para se adequar às legislações que tratam sobre transformação digital como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Lei Nº 14.129 (Lei de Governo Digital).

A lei trata  sobre as premissas de transformação digital e desburocratização dos serviços públicos e da carta de serviços e a Lei nº 13.460, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública.

Para a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, esta é a primeira etapa da transformação tecnológica e se estenderá durante todo este ano e o próximo. “Vamos deixar um legado muito forte em transformação digital em nossa cidade. Palmas que já é considerada a cidade mais inteligente da região Norte, está se transformando em uma smart city de referência para outros municípios do Brasil.”

“Palmas adota a transformação digital como estratégia para reduzir custos operacionais, tempo de espera, volume de dados, transporte, oferecer maior qualidade e segurança em seus processos, colocando a tecnologia a serviço do cidadão”, explica a presidente da Agtec, Yrene Tomiko Nakamura Lima.

O projeto envolve a implantação dos processos eletrônicos, que vão estar disponíveis ao cidadão para fazer seus requerimentos de forma digital com a Prefeitura. O projeto permite também produzir informação mais organizada, segura e estratégica num ambiente digital, permitindo gerar medidores, relatórios, informações disponíveis dos relacionamentos com o cidadão.

A mudança vai melhorar o portal de serviços, estando disponível 24 horas ao cidadão. Um exemplo é o cartão do idoso, com a implantação do serviço digital, o idoso não precisará mais ir ao Resolve Palmas, mas ao acessar o sistema fará o upload dos documentos necessários, e atendendo 100% a documentação solicitada poderá imprimir o cartão de imediato.

O diretor-geral de tecnologia da Agtec, Lucas Souza Luz, enfatiza que com o  processo digital,  não haverá necessidade de processo físico. “Será menos papel, e o servidor também vai ter total condição de trabalhar de forma home office em caso de necessidade pública, como pandemia.”

Texto: Wédila Jácome/Secom Palmas

Edição: Secom Palmas