Prefeitura de Palmas amplia parceria com PRF em projeto educacional

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 13 de abril de 2021 às 20:17

Trabalho de educação para o trânsito, já desenvolvido na ETI Anísio Spínola Teixeira, também será realizado na ETI Pe. Josimo Tavares, quando houver o retorno das aulas presenciais

Um projeto de educação disciplinar e de educação para o trânsito, desenvolvido na Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira desde 2017, será ampliado para mais uma unidade escolar. A ação resulta de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, quando as aulas presenciais retornarem, também contemplará a ETI Padre Josimo Tavares, localizada na Arno 30 (301 Norte).

O projeto consiste na permanência de monitores treinados pela instituição federal nas dependências da unidade escolar, levando aos alunos e corpo docente informações sobre responsabilidades, obrigações e competências no trânsito, além de segurança de pedestres e motoristas e convívio harmonioso nos passeios públicos, ruas, avenidas e estradas. O projeto inclui sinalização da escola com placas, faixas e semáforos, realização de exposições, palestras, concursos de redação e outras atividades pedagógicas.

Segundo a superintendente de Avaliação e Desempenho da Semed, Anice Moura, a parceria com a PRF é muito importante porque “contribui com a formação de crianças e educandos transformando-os em cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e de atuarem como agentes transformadores na construção de um trânsito mais seguro”.

Anice conta que a parceria funciona da seguinte forma: toda a parte pedagógica, a equipe diretiva e de profissionais que atuam na unidade, além da estrutura física predial são de responsabilidade da Semed. Em contrapartida, a PRF entra com profissionais habilitados a orientar os educandos sobre os valores defendidos pela corporação sobre segurança no trânsito e legislação, tudo de uma forma mais lúdica, além de contribuir com a organização e controle, valorizando ainda mais o aprendizado dos alunos.

A diretora da ETI Pe. Josimo, Luciana Kramer, comemorou a implantação do projeto, ressaltando que esta é a primeira parceria educacional firmada com uma unidade da região Norte da Capital. “É um marco, um divisor de águas, porque nossa ETI é a escola pioneira das escolas de tempo integral, que foi um modelo para toda educação integral não só de Palmas, mas de todo o país, e que agora também está contemplada com essa parceria.”

Kramer diz estar ansiosa pelo retorno das aulas presenciais, para que toda a comunidade escolar possa desfrutar dessa parceria. “A PRF vem com uma proposta de trabalho muito interessante, porque não é uma proposta militar, mas sim um projeto pedagógico que envolve a questão da educação para o trânsito, educação para cidadania, novos conteúdos na questão disciplinar e na questão da rotina que vão fazer a diferença”, conclui.