Prefeitura de Palmas coloca no ar nova campanha de alerta sobre a Covid-19

Secretaria Municipal de Comunicação

Autor: Redação Secom | Publicado em 28 de janeiro de 2022 às 12:24

Com mensagem lúdica e ao mesmo tempo inclusiva, Tiazona do Zap protagoniza vídeo que está viralizando nas mídias digitais

A Prefeitura de Palmas colocou no ar, esta semana, uma nova campanha publicitária de utilidade pública para alertar a população sobre os cuidados para evitar a contaminação pela Covid-19. A principal peça da campanha, um vídeo de 60 segundos, traz a personagem ‘Tiazona do Zap’ chamando a atenção das pessoas para a importância de manter as medidas de barreira sanitária e, também, de completar o esquema vacinal contra a doença, que já responde por 692 mortes na Capital desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020.

A campanha, veiculada nas emissoras de televisão locais e nas mídias sociais, viralizou também nos grupos de WhatsApp, com uma mensagem lúdica e ao mesmo tempo inclusiva. Contraponto ao estereótipo da ‘tia do zap’, que compartilha correntes e informações nada confiáveis, a Tiazona da Prefeitura de Palmas é muito bem informada, ajuda a desmentir fake news e, ao mesmo tempo, diverte com suas tiradas irônicas.

Esse jeito extrovertido da Tiazona de se comunicar com o público levou a Prefeitura de Palmas a “escalar” a personagem para falar sobre a Covid-19 com o palmense. “A Tiazona é uma personagem inclusiva e acessível, que desperta interesse em meio a milhares de publicidades a que somos expostos 24 horas todos os dias”, diz secretária municipal de Comunicação, Ivonete Motta, ao falar da nova campanha de sensibilização das pessoas para o enfrentamento da pandemia.

“Essa nova campanha de conscientização dos palmenses vem somar a todos os esforços empreendidos até agora, pelos servidores das áreas da saúde e dos órgãos de fiscalização e acompanhamento da Prefeitura, para controlar o cenário e evitar a sobrecarga na rede de saúde da Capital”, reforça a secretária.

Personagem

A atriz Sabrina Fittipaldi é quem dá vida à personagem. “A Tiazona sonha em ser blogueira e vive nos grupos de notícias ajudando a desmentir fake news”, explica Sabrina, que criou a personagem em parceria com a especialista em marketing digital Yrene Nakamura. 

“Seu jeito popular cativa e suas interações com dancinhas e challenges (desafios em inglês) conversam perfeitamente com o tempo real da comunicação atual”, avalia Yrene, que atualmente preside a Agência de Tecnologia da Informação da Capital.

Conscientizar

Conforme dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), o número de novos casos de Covid-19 saltou de 241 na última semana de dezembro, para 3.304 na terceira semana de janeiro, superando o recorde de 2.905 casos, registrado em março de 2021. O cenário epidemiológico foi tema de reunião virtual entre o Comitê Gestor e a prefeita nesta quarta-feira, 26.

“A Prefeitura de Palmas ampliou o número de unidades sentinelas, está contratando mais profissionais de saúde, abastecendo a rede com medicamentos e insumos e levando cobertura vacinal para todas as pessoas acima de cinco anos de idade. O cidadão também precisa fazer sua parte, adotando e respeitando as medidas sanitárias e se vacinando. Só assim vamos vencer essa nova fase da pandemia”, diz a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.