Prefeitura de Palmas conscientiza população sobre o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 18 de maio de 2020 às 21:44

Dia 18 de maio é lembrado em todo o Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta segunda-feira, 18, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Palmas, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) visitou estabelecimentos comerciais como supermercados, farmácias e postos de combustíveis onde conversaram com funcionários e colaram cartazes da campanha ‘Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes’.

Em 2019, o Creas recebeu 79 chamadas para atender crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Em 2020, até o dia 15 de maio a equipe registrava 20 chamadas. “Estes números são um alerta de que o combate a estes crimes deve ser diário e sem trégua. Os dados demonstram que a maior parte dos abusos ocorrem dentro de casa ou no âmbito familiar”, alerta a coordenadora do Creas, Núbia Cristiane Zago Garcia.

“Todos os anos nós realizamos mobilizações nas escolas, mas, com a pandemia e não havendo aulas, optamos por levar informações e cartazes aos locais onde há uma movimentação maior de pessoas, como os supermercados. Também colocamos carro de som com a mensagem de prevenção à violência e telefones úteis para que a comunidade faça denúncias ou as crianças busquem atendimento”, explica a coordenadora.

Todo o material usado nas ações do Creas tem por base o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Lei Federal Nº 8.069/90 que institui o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Em 2020, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos de existência e, mesmo com muitos avanços na luta contra a violência sexual contra crianças e adolescentes, temos a certeza que ainda há muito a ser fazer para proteger esses pequenos brasileiros”, destaca Núbia.

Em Palmas, a rede de proteção que atua no combate e prevenção ao abuso e a exploração sexual de crianças e aos adolescentes é formada por diversas instituições como os conselhos tutelares, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o sistema de justiça com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, dentre outros.

Qualquer cidadão pode denunciar crimes de abuso e violência sexual ligando para uma das unidades do Conselho Tutelar de Palmas ou para o Creas.

Abaixo os telefones destes serviços:

Creas: (63) 3212-7044/ 7045 ou pelo celular 9 9221-8350 (WhatsApp);

Conselho Tutelar Norte: (63) 99210-5134