Prefeitura de Palmas deve iniciar o ano de 2021 com plantio de 1.800 árvores na Capital

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 20:48

As mudas serão plantadas, inicialmente, na LO-13, entre as quadras Arses 51 e Arse 61, que deve receber cerca de 360 plantas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), deve iniciar o ano de 2021 com o plantio de pelo menos 1.800 árvores de espécies típicas do cerrado, dentro do Programa 'MudaClima'. Segundo informou a diretora de Gestão Ambiental Lívia Helena Tonella, as mudas serão plantadas, inicialmente, na LO-13, entre as quadras Arses 51 e Arse 61, que deve receber cerca de 360 plantas.

O outro local será a 603 Norte, onde o planejamento é para plantio de 1.500 mudas. Nesta quarta-feira, 17, a FMA plantou na Quadra Arso 61, 420 mudas.

A intenção do programa é contribuir para melhorar a qualidade do clima em Palmas e ajudar na recomposição da mata nativa. Estudos comprovam que a diferença de temperatura em graus centigrados (ºC) entre uma área arborizada e outra não arborizada pode variar entre 3ºC e 5ºC.

, formando áreas de bosques urbanos, que ajudam a dissipar o calor. O plantio ocorre principalmente no período de chuvas, para que as plantas possam receber uma irrigação natural e ter melhores O Programa 'MudaClima' foi lançado no final de 2018 e já passou por diversas regiões da Capitalcondições de se desenvolver.

Neste ano, o 'MudaClima' teve que acontecer de forma mais lenta, devido as condições impostas principalmente pela Pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que obrigou ao afastamento do serviço pessoas pertencentes ao grupo de risco (maiores de 60 anos, grávidas e que possuem comorbidades).

'MudaClima’

O 'MudaClima' tem entre seus objetivos reforçar a adesão de Palmas à meta 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do Combate às Alterações Climáticas.

A meta do Programa é plantar 30 mil mudas de árvores para ampliação de áreas arborizadas na Capital e recuperação de áreas degradadas. O ‘MudaClima’ também pretende dar continuidade a ações anteriores do Município, que tinham o objetivo de ampliar a presença de árvores, com plantios realizados em canteiros e áreas verdes.

O programa está executando a arborização de áreas e equipamentos públicos de uma mesma região, incluindo avenidas, áreas públicas e arredores de equipamentos públicos, quadras vizinhas, incluindo, assim praças, escolas, postos de saúde e outros espaços vizinhos às avenidas e áreas que serão atendidas pelo programa.