Prefeitura de Palmas dialoga com segmento da beleza sobre medidas restritivas

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 24 de junho de 2021 às 21:53

Representantes do sindicato da categoria reivindicam a permissão para abertura dos estabelecimentos aos sábados

Representantes do segmento da beleza foram recebidos nesta quinta-feira, 24, no gabinete da prefeita Cinthia Ribeiro, por integrantes do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COE Covid-19 Palmas), para dialogar sobre as medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A presidente do Sindicato dos Proprietários de Salão de Beleza e Clínica de Estética e Profissionais Autônomos do Tocantins (Sinbelto), Enilda Belo, fez uma breve explanação dos impactos da pandemia no setor, que, segundo ela, viu o faturamento cair mais de 50% no último ano.

“Nosso setor trabalha com responsabilidade e respeito às medidas sanitárias de prevenção à Covid. E podemos dizer que, graças à pandemia, hoje a cliente já está acostumada a ser atendida somente com agendamento. E a própria cliente é exigente com os cuidados”, explicou Enilda, que levou ao COE o pedido de autorização de abertura dos estabelecimentos aos sábados.  Atualmente, conforme o Decreto Municipal nº 2.020, de 1º de abril de 2021, os salões de beleza estão autorizados a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

O secretário-executivo da Saúde, Daniel Borini, que preside o COE, falou sobre o atual cenário da pandemia na Capital. Explicou que, embora o número de novos casos venha apresentando certa estabilidade nas duas últimas semanas, o momento não é de relaxamento, porque esse indicador ainda está em um patamar muito alto, com média móvel de 915 novos casos na última semana epidemiológica.

“A Prefeitura de Palmas continua investindo em melhorias na rede municipal de saúde”, disse Borini, ao antecipar que em breve será entregue mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para os palmenses. “Estamos reforçando a retaguarda para atender à população, mas é preciso destacar que a taxa de ocupação dos leitos de UTI continua muito elevada, acima de 80%”, alertou o presidente do COE.

“Quero tranquilizá-los quanto ao compromisso da prefeita Cinthia Ribeiro com as pessoas e com os negócios que sustentam a economia da cidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Mila Jaber, lembrando que, nesta semana, a Sedem, junto com a Secretaria do Desenvolvimento Social, distribuiu quase dois mil kits de alimentação para microempreendedores individuais e autônomos de diversos segmentos, entre eles, da beleza.

A demanda pela abertura dos salões de beleza aos sábados será analisada pelo COE, levando em consideração os indicadores epidemiológicos. Enilda Belo estava acompanhada de outros quatro representantes do segmento. Também participaram da reunião os secretários-executivos do Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, Gustavo Bottós, e da Segurança e Mobilidade Urbana, Higor Franco, e o secretário da Casa Civil, Agostinho Júnior.