Prefeitura de Palmas disponibiliza tradutor automático de libras no site oficial

Secretaria Municipal de Comunicação

Autor: Redação Secom | Publicado em 21 de setembro de 2021 às 17:59

A ferramenta inclusiva converte os conteúdos de texto, vídeo e áudio para a Linguagem Brasileira de Sinais

A Prefeitura de Palmas, buscando aprimorar o acesso de pessoas com deficiência auditiva às informações publicadas no site oficial, disponibiliza a ferramenta VLibras exclusiva para este público com tradução automática de todo conteúdo da plataforma para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) . O serviço está disponível desde o mês de agosto e pode ser acessado por meio dos smartphones, computadores, notebooks e tablets.

Para usar a nova ferramenta gratuita, basta acessar o site  e clicar do lado direito da tela, que em seguida abrirá o ícone azulzinho 'Acessível em Libras’, depois selecionar com o mouse o trecho a ser traduzido entres os conteúdos de texto, vídeo e áudio para Libras. A ferramenta digital ainda permite ao usuário optar pela opção 'regionalismo', que interpreta as informações de acordo com as características da região, dentre outras funcionalidades.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), no Brasil existe mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva (perda parcial ou total da audição), o que representa 5% da parcela total da população brasileira.

‘’Disponibilizar recursos como este é possibilitar a interação da pessoa surda com a sociedade, é promover a inclusão, bem como, garantir o direito do mesmo acesso às informações. Parabéns à Prefeitura de Palmas, pela iniciativa e pelo importante avanço que atinge a busca da igualdade social’’, ressaltou a professora, intérprete de Libras e mestranda em Educação, Débora Guedes Leandro de Jesus.

VLibras

O desenvolvimento do programa é fruto dos esforços e da parceria entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A iniciativa inclusiva busca melhorar o acesso das pessoas surdas usuárias de Libras à informação e à comunicação.