Prefeitura de Palmas usará plataforma tecnológica para agregar informações turísticas da cidade

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 05 de março de 2021 às 09:06

Ferramenta permite atualizar informações online e interatividade com turistas de diversas localidades, com boa navegabilidade e acesso facilitado por diversos tipos de equipamentos eletrônicos

Em busca de novas tecnologias para o desenvolvimento do setor de turismo na Capital, a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e o governo do estado de Minas Gerais, intermediado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, firmaram, por meio de assinatura eletrônica, o Termo de Cessão de uso da Plataforma Integrada do Turismo (PIT) na Capital. Por meio desta parceria, firmada nessa quarta-feira, 3, será possível agregar todas as informações turísticas de Palmas. 

A Plataforma Integrada do Turismo (PIT) foi desenvolvida pela empresa Oro Digital Ltda, e é um instrumento importante para o desenvolvimento turístico do de Minas Gerais, tornando-se modelo dentro no Ministério do Turismo (Mtur). A ferramenta permite atualizar informações online e foca na interatividade com turistas de diversas localidades. Entre os principais benefícios estão o sistema simples e intuitivo, com boa navegabilidade e acesso facilitado por diversos tipos de equipamentos eletrônicos. 

O presidente da Agtur, Marcio Neres, destacou a importância de poder contar com uma plataforma já chancelada pelo MTur para a gestão e divulgação do turismo na Capital. “A plataforma é um grande ganho para a nossa Capital, pois além de ser um instrumento de gestão, que agregará de forma organizada informações turísticas do município, gerando dados estatísticos importantes para melhor gerir o setor, também servirá como meio de promoção turística de Palmas, ou seja, uma vitrine online dos nossos atrativos turísticos”, destacou o gestor. 

Já o presidente da Agência de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Palmas (Agtec), Anderson Menezes, parceiro da Agtur na implantação da plataforma, destacou que município só tem a ganhar com as novas tecnologias. “Com essa cessão temos o aporte de novas tecnologias para Palmas, que vai auxiliar no desenvolvimento tanto do turismo, como do uso de tecnologia para o município”, avaliou Menezes. 

A Plataforma Integrada do Turismo (PIT) será implantada por meio da parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur, com apoio da Agtec. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo da Capital, que incluiu capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais.