Prefeitura de Palmas e PRF devem ampliar parcerias nas áreas de educação para o trânsito, mobilidade e segurança

Gabinete da Prefeita

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 09 de maio de 2019 às 18:36

Intenção é levar projeto de educação para o trânsito a outras escolas, além da Anísio Teixeira e iniciar novo termo de cooperação para integrar sistemas de monitoramento por câmeras

O projeto desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deve ser ampliado em breve para outras unidades educacionais do Município. Na tarde desta quinta-feira, 09, a prefeita Cinthia Ribeiro recebeu em seu gabinete o superintendente da corporação no Tocantins, Hallison Melo, ocasião em que tratou desta e de outras parcerias.

Segundo o Melo, o projeto de educação disciplinar e educação para o trânsito atualmente mantido na Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira vem chamando a atenção de educadores em outros estados. “O estado do Rio de Janeiro pretende iniciar em suas escolas atividades nos moldes das que desenvolvemos em Palmas, isto já são os bons frutos de nosso trabalho em parceria que estão sendo colhidos”, destacou o superintendente.

O projeto mantido entre a Semed e a PRF na ETI Anísio Teixeira consiste na permanência de um policial rodoviário federal nas dependências da Escola, levando aos alunos e corpo docente informações sobre responsabilidades, obrigações e competências no trânsito, segurança de pedestres e motoristas, convívio harmonioso nos passeios públicos, ruas, avenidas e estradas, dentre outros. O projeto inclui sinalização da escola com placas, faixas e semáforos, exposições, palestras, concursos de redação e outras atividades pedagógicas.

“Esta é uma parceria muito exitosa, a Prefeitura disponibiliza a estrutura física, define o projeto pedagógico e nós levamos um profissional habilitado a orientar sobre os valores defendidos pela PRF sobre segurança no trânsito, leis, tudo de uma forma mais lúdica. E o público escolar é mais aberto, consegue assimilar e mudar tornar-se multiplicador com mais facilidade que o adulto”, concluiu Hallison Melo.

A prefeita Cinthia Ribeiro considerou que esta é uma parceria de grande sucesso e adiantou que pretende propor um termo de convênio para ampliar as atividades da PRF nas escolas de Palmas. “Projetos assim, que apresentam tão bons resultados precisam ser reforçados e já estamos pleiteando a ampliação dessa parceria. Dessa forma ganha todo mundo, a população de nossa Capital, que terá um trânsito mais seguro, a Polícia Rodoviária Federal, que aumenta seu leque de atividades em prol da cidadania e outras cidades e estados que podem se espelhar nesses bons exemplos, nos permitindo um intercâmbio de boas experiências”, definiu.

Mobilidade e segurança

Além da parceria com a Educação, a Prefeita Cinthia Ribeiro ainda determinou que seja apresentado um termo de cooperação do município de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) à Polícia Rodoviária Federal para integração do sistema de monitoramento do trânsito por câmeras, ao sistema mantido pela PRF, nas estradas federais do Tocantins.

“Através do nosso Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) queremos investir no compartilhamento das informações de nossos sistemas, contribuindo para elevar os níveis de segurança tanto em nosso espaço urbano de Palmas, quanto nas estradas federais do município, em especial a antiga TO-050, que foi federalizada e hoje recebe a denominação de BR-010”, exemplificou a prefeita.

A prefeita ainda determinou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos auxilie na urbanização, no acesso à sede da PRF em Palmas, com recuperação e sinalização viária.