Prefeitura de Palmas entrega mais 70 ônibus para reforço do transporte coletivo

Agência de Transporte Coletivo de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 14:10

Somado aos 30 já entregues em dezembro, a Capital conta com cem novos veículos na frota

A Prefeitura de Palmas entregou 70 ônibus para compor a frota do transporte coletivo, que somados aos 30 veículos entregues em dezembro, resultam em cem novos veículos. A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira, 31, em frente ao Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto. Todos os veículos são seminovos, de ano e modelo igual ou superior a 2019, e 50% deles possuem menos de um ano de uso. Além disso, todos são climatizados e adaptados para o transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Os 70 novos ônibus serão integrados à frota de forma gradual. No dia 1° de fevereiro, 30 veículos  irão substituir os da Viacap, que operavam via requisição administrativa, cujo contrato termina nesta quarta-feira, 31. No dia 10 de fevereiro, mais 30 veículos serão integrados e no dia 12, outros dez serão adicionados. Além de substituir os veículos da Viacap, os ônibus, de forma gradual, irão reforçar as linhas 010 (Eixão), 013 (Eixão exclusivo para mulheres), 020 (TO-050), 190 (NS-10), 480 (Maria Rosa), 500 (Sônia Regina), 510 (Laila/Araras) e 540 (Eixão/Taquari) nos horários de pico.

Durante a solenidade, a prefeita Cinthia Ribeiro vistoriou os novos ônibus e reforçou que essa foi a maior entrega do transporte público nos últimos 30 anos. “Tudo isso foi possível porque aqui nós praticamos a boa política, que é a forma correta de se fazer, colocando as pessoas em primeiro lugar na nossa gestão. Agora estamos administrando o que é nosso, porque durante muito tempo a concessão foi dada para outras pessoas, com outros interesses, mas isso acabou. O compromisso que nós temos é com o povo palmense.”

Em tom de brincadeira, prefeita Cinthia frisou: “não prometi nada, mas tive a coragem de transformar o transporte coletivo de Palmas”. A chefe do Executivo municipal destacou que Palmas é a única capital brasileira a ter um transporte coletivo com gratuidade aos finais de semana e feriados, o que tem possibilitado aos palmenses que possam ter mais acesso a lazer e visitas para integrar familiares e amigos. A prefeita também anunciou que os estudos da nova concessão do transporte coletivo estão em andamento e que serão concluídos ainda este ano.

O presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Eliezer Moreira, explicou que o número de veículos necessários para a frota foi apontado por estudos realizados pelo Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) e que a ampliação da frota era uma  meta desde a criação da pasta. “A Agência vem planejando, desde sua criação, a renovação e ampliação da frota, para atender os anseios dos usuários do transporte público, culminando agora na entrega de todos esses veículos”, afirmou.

Outra necessidade da população atendida foi a criação de uma linha exclusiva para mulheres, que agora conta com quatro veículos. “Nada mais justo do que fazer com que esses veículos sejam dirigidos por mulheres", anunciou o presidente. Para isso, em dezembro de 2023, a ATCP lançou um edital para seleção de dez motoristas mulheres, que estão em fase de treinamento oferecido pela gestão. Carmosina Rodrigues é uma delas. A motorista defende o ônibus exclusivo para mulheres e diz que as passageiras vão se sentir muito mais seguras em um ônibus exclusivo para elas e conduzido por uma mulher.

Além das boas condições da frota, o atendimento deverá ficar ainda melhor. O instrutor dos motoristas, Celso Zamplis, ressalta que a frota veio para trazer mais conforto e segurança para passageiros e motoristas. “Essa frota veio 100% climatizada, com acessibilidade e mais conforto, tanto para o usuário do transporte, quanto para o motorista. O que também trará reflexo no atendimento ao cidadão”, explicou.