Prefeitura de Palmas entrega premiação a vencedores de concurso sobre o trânsito

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Reportagem: Georgethe Pinheiro / Texto e Edição: Redação Secom | Publicado em 09 de dezembro de 2022 às 20:38

Em sua 3ª edição, certame promovido pela Sesmu com objetivo de incentivar ações de educação no trânsito mobilizou estudantes, professores, empresas, instituições e jornalistas

Com direito a apresentações artísticas e às presenças das mascotes Vidinha e Amarelinho, a cerimônia de premiação dos vencedores do III Concurso de Educação para o Trânsito, promovido pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), reuniu estudantes, educadores, jornalistas, empresários e representantes de instituições no auditório da sede administrativa do Sesc, na quinta-feira, 8. O tema 'Juntos Salvamos Vidas' foi a inspiração para que os concorrentes abordassem problemas e soluções para reduzir a violência no trânsito da Capital. O certame foi dividido em seis categorias, com um total de R$ 69 mil em disputa. Valor que no concurso de 2023 será em dobro, conforme anunciado no evento. 

“O público infantil e adolescente é muito importante, uma vez que é multiplicador de informações. Porém, é necessário que o adulto seja conscientizado de seu papel, nas diversas funções que desempenha no trânsito, como pedestre, ciclista, piloto de moto ou condutor de veículos”, afirmou o secretário titular da Sesmu, Agostinho Júnior.  

A Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) abriu a cerimônia com um verdadeiro espetáculo musical. Na sequência, a agente mirim Helena Parrião Razabone, filha da agente de Trânsito Kerlen Parrião, declamou o poema 'Criança no trânsito', vencedor da primeira edição do concurso, realizada em 2009. 

Para a superintendente de Trânsito da Sesmu, Valéria Oliveira, mais do que uma premiação, o concurso é uma forma de envolver e sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de se trabalhar por um trânsito mais seguro. “Este certame deve ser um meio para se conseguir mudar comportamentos, de fazer entender que todos são importantes, o motorista/condutor, o pedestre, todos fazem parte de um grande sistema”, afirmou.

Na ocasião, foi anunciado que em 2023, a 4ª edição do concurso já tem garantido no orçamento da Sesmu recurso para dobrar a premiação e incluir mais categorias, possibilitando, assim, ampliar a participação da sociedade no debate sobre o tema. 

 

Vencedores

Quatro categorias, todas voltadas para a educação, premiaram do 1º ao 3º colocados, tanto os estudantes quanto os professores que orientaram os trabalhos.

Na categoria Jogo Lúdico, o grande vencedor foi Emanuel Macedo Cunha (ETI Padre Josimo), com o trabalho Chegando na escola, sob a orientação de Rausley da Silva Rodrigues. Em 2º lugar ficou Mariana do Nascimento Lustosa (ETI Anísio Teixeira), orientada por Wanderon Pereira da Cunha, com o trabalho Trânsito consciente - Jogo do mico e da memória. Nathalia Campos Carvalho (Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva), orientada por Ana Kamila da Silva Lustosa, ficou em 3º, com Ache e encaixe - Trânsito. 

“Faço o 4º ano no Padre Josimo, e com esse projeto aprendi muitas coisas legais, como atravessar na faixa e olhar para os dois lados da rua”, contou Emanuel, 9 anos, autor do projeto vencedor na categoria Jogo Lúdico. Ele já antecipou que participará do concurso no ano que vem. 

Pela categoria Paródia, as campeãs, da ETI Padre Josimo, foram as alunas Nailany Silva de Jesus, Emilly C. V. Silva e Heloísa B. Vieira, orientadas por Rausley S. Rodrigues, com o trabalho Um herói você vai ser. Em segundo lugar ficou Isadora Rodrigues Moura (Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva), com o projeto Juntos pela vida (Trem Bala), orientado por Ana Kamila da Silva. O 3º lugar ficou com a aluna Lethicia do Nascimento de Sousa (ETI Anísio Teixeira), orientada por Wanderson Pereira da Cunha, com Unidos poderemos salvar vidas.

Na categoria Música EJA, os premiados foram da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, que teve como vencedora Marcela R. da Silva, com o trabalho A vida vale mais; em segundo lugar,  Antônio Francisco Pereio,com Prevenção no trânsito; e Carmina Lúcia Pereira Da Silva em terceiro, com o trabalho intitulado Trânsito.

Na categoria Mosaico (ensino especial), Ana Victória Santos, Falcão Martins e Guilherme Alves de Aguiar (ETI Padre Josimo) foram os vencedores com o projeto Você pode ser um salva vidas.  Ana Victória e Falcão Martins também levaram o segundo lugar com o trabalho intitulado O maior protege o menor e juntos salvamos vidas, ambos orientados por Rausley S. Rodrigues; o terceiro lugar foi para o trabalho Trânsito seguro, ciclista seguro, de autoria de Luís Felipe Cantuária Rocha (EM Francisca Brandão Ramalho), sob orientação de Andreia Aparecida Celestino Nunes. 

 

Confira galeria de fotos da cerimônia de premiação

 

Na categoria Projeto ou Programa Executado por Empresas e Instituições, o projeto Bora de bike, promovido neste ano pela empresa TV Jovem Palmas (Record TV), ficou em 1º lugar. A segunda colocação foi para a palestra Maio Amarelo - Mês de prevenção ao acidente de trânsito - Juntos salvamos vidas', realizada pela Junta Médica da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins. Não houve trabalho classificado para o terceiro lugar. 

O empresário e diretor da TV Jovem Palmas, Wanderlei Luxemburgo, disse que ficou muito contente pelo projeto de sua empresa ter conquistado o 1º lugar. “A Jovem é uma empresa do Tocantins voltada à realidade do Estado e consequentemente de Palmas. E estes projetos educativos têm um bom alcance, pois pessoas mais conscientes colaboram para um trânsito mais seguro, que tem como resultado direto a redução de infrações”, avaliou Luxemburgo.

Na categoria Jornalismo/Veículos de Comunicação, a Rádio CBN Tocantins foi a vencedora na subcategoria Rádio, com o debate institulado A violência do trânsito em Palmas. Na subcategoria Televisão, a série Marcas do trânsito - trilogia de reportagens, exibida na edição do almoço do Jornal Anhanguera (TV Anhanguera), foi a vencedora. A subcategoria Mídias digitais (site) não teve trabalho classificado. Nessa categoria, o prêmio foi de R$ 5 mil para o vencedor em cada subcategoria.

O jornalista e apresentador da TV Anhanguera Thiago Rogeh, autor da série de reportagens 'Marcas do Trânsito', disse que é pessoalmente muito sensível ao tema, por já ter sentido na pele a dor da perda de um familiar para a violência no trânsito. “Perdi um irmão, que tinha apenas 19 anos, e a gente precisa seguir com a vida. Por isto, se este trabalho tiver ajudado a evitar que outro motociclista se acidente e seja mais uma vítima, já terá valido a pena”, concluiu.

Já a jornalista France Santiago, coordenadora de jornalismo e âncora da Rádio CBN Tocantins, falou sobre a importância do concurso para a redução da violência no trânsito. “O poder público tem que ter esse olhar mais atento, pois a violência no trânsito acarreta muitas questões ligadas à saúde pública, à economia, ao bem-estar emocional; por isto, essa foi uma iniciativa tão importante”, avaliou.

 

Confira aqui a relação completa dos premiados

 

Reportagem: Georgethe Pinheiro

Texto: Redação Secom

Edição: Redação Secom