Prefeitura de Palmas garante maior índice de transparência entre as capitais

Secretaria Municipal de Transparência e Controle Interno

Autor: Redação Secom | Publicado em 14 de novembro de 2023 às 15:02

Gestão Municipal da Capital tocantinense alcançou nível Diamante e índice 100%

O resultado do Radar da Transparência Pública 2023 avalia o trabalho da Prefeitura de Palmas com a maior nota e garante o nível Diamante, ficando em primeiro lugar no ranking das capitais, alcançando o índice máximo. Considerando todos os municípios avaliados, a Gestão Municipal da Capital tocantinense ficou na 20ª posição. O estudo é da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) feito em 2023, sendo o segundo ano de levantamento, quando Palmas já havia se destacado por sua política de transparência.

Nas redes sociais, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, comemorou o resultado e destacou a importância de fazer mais e diferente. "Palmas foi a única capital com nota máxima. Atingir este patamar de eficiência no que diz respeito a acesso à informação mostra o nosso compromisso com o cidadão." A Prefeitura de Palmas disponibiliza os dados da gestão no site: https://acessoainformacao.palmas.to.gov.br/ .

O Radar da Transparência Pública avaliou diversos tópicos, sendo que a Prefeitura de Palmas atendeu em 100%, sendo que a média nacional foi de 52,03%:

• Acessibilidade;
  • Contratos;
  • Convênios e Transferências;
  • Despesa;
  • Diárias;
  • Educação;
  • Emendas parlamentares;
  • Informações institucionais;
  • Informações prioritárias;
  • LGPD e Governo Digital;
  • Licitações;
  • Obras;
  • Ouvidoria;
  • Planejamento e Prestação de Contas.

Em âmbito estadual, o Tribunal de Contas do Tocantins conquistou índice de transparência de 100% e nível de transparência Diamante. Já, o Governo do Tocantins ficou com índice de 42,63% e nível Básico; a Defensoria Pública do Tocantins, índice de 46,5% e nível Básico; o Judiciário, índice 30,66% e nível Básico; Assembleia Legislativa, índice 21,43% e nível Inicial; e Ministério Público do Tocantins, índice 13,54% e nivel Inicial.

Texto e Edição: Secom