Prefeitura de Palmas imuniza contra a raiva mais de 200 cães e gatos em nova ação de vacinação

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação/Semus | Publicado em 17 de setembro de 2021 às 18:31

Dose deve ser aplicada todos os anos, sendo uma das principais ações de controle da doença em áreas urbanas

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ) realizou nesta sexta-feira, 17, mais uma ação de vacinação antirrábica para os cães e gatos domésticos. A ação resultou na imunização de mais de 200 animais levados por seus tutores.

A vendedora Vitória Freitas, de 23 anos, estava acompanhada de sua cachorrinha Matilda, de 02 anos. Ela conta que a vacinação é importante para esses animais, pois ela os considera como integrantes da família. “O cuidado tem que ser contínuo. São animaizinhos, cuja vacinação tem que ser acompanhada anualmente, assim como cuidar de um filho", ressaltou a vendedora.

De acordo com a professora Erisvânia de Sousa, 33 anos, a informação da vacinação antirrábica chegou para ela por meio das redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e se programou para levar sua cadelinha Penélope para tomar, pela primeira vez, o imunizante. “Esse é meu primeiro animal doméstico e ela faz um ano agora e já pode tomar a primeira vacina antirrábica, então eu já estou me adaptando para saber tudo que ela vai precisar.”

A vacinação é direcionada a cães e gatos a partir de três meses de idade e é necessária para proteger contra a raiva animal, que também pode se desenvolver em humanos. A vacinação, que é feita de forma anual, é uma das principais ações de controle da doença em áreas urbanas.