Prefeitura de Palmas inaugura Centro de Especialidades Dr. Ewaldo Borges Resende

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação / Semus | Publicado em 09 de maio de 2023 às 12:56

Estabelecimento reúne diversos serviços especializados de saúde à população

A Prefeitura de Palmas inaugura oficialmente nesta segunda-feira, 8, o Centro de Especialidades Dr. Ewaldo Borges Resende, um estabelecimento de saúde que abriga vários serviços especializados para atendimento à população. O Centro possui ampla estrutura física e está localizado na Avenida Teotônio Segurado, na quadra ACSU SE 110 (1.102 Sul), e tem como objetivo fornecer um atendimento profissional de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), o Centro de Especialidades Dr. Ewaldo Borges Resende reúne serviços importantes como o Núcleo Henfil, unidade de referência que tem dois perfis de atendimento. O primeiro se trata dos Serviço Ambulatorial Especializado (SAE), que oferece acolhimento por meio de equipe multidisciplinar de saúde para as pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outros agravos infecciosos, como leishmaniose, brucelose, doenças de chagas, hepatites virais e toxoplasmose. 

O segundo perfil de atendimento trata-se do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na modalidade “portas abertas”. O CTA realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesse serviço, é possível realizar testes rápidos e gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C. 

Outros serviços importantes são oferecidos no Centro de Especialidades Dr. Ewaldo Borges Resende, como a Assistência Farmacêutica, responsável por garantir o acesso e fornecimento dos medicamentos constantes da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) e o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil. 

A Assistência Farmacêutica é um setor da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) que planeja e distribui medicamentos em todas as farmácias municipais. O setor também é responsável pela entrega de medicamentos solicitados por demandas judiciais individuais. E o Ambulatório de Saúde Mental Infanto Juvenil oferece atendimento de média complexidade para crianças e adolescentes no acompanhamento de transtornos mentais moderados. A equipe multiprofissional é composta por psiquiatra, pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista e assistente social.

 

Acesso 

A Semus explica que o acesso aos serviços é feito por meio da Atenção Primária, com exceção da Assistência Farmacêutica e o CTA do Henfil. Durante o atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs), os profissionais de saúde inserem os pacientes no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) conforme necessidade, onde são classificados para o serviço de acordo com o quadro de saúde. 

 

Dr. Ewaldo Borges Resende

O Centro de Especialidades Dr. Ewaldo Borges Resende recebeu esse nome em homenagem ao médico concursado da Semus, que atuou desde 2000 na saúde municipal e faleceu em 2022 após um acidente durante uma pescaria com seu irmão no Rio Araguaia. Ewaldo Borges Resende era conhecido por ser muito querido e respeitado pelos profissionais da saúde, e também por sua dedicação e profissionalismo.