Prefeitura de Palmas inaugura empreendimento Barra da Tijuca na Arse 132

Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis

Autor: Márcio Greick | Publicado em 17 de dezembro de 2019 às 12:52

Empreendimento foi construído por meio de parceria entre o Município de Palmas, Governo do Tocantins e o Governo Federal, por meio do PAC

Nesta terça-feira, 17, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, participou juntamente com o governador do Estado, Mauro Carlesse, da entrega das 120 unidades habitacionais do Residencial Barra da Tijuca, na Arse 132 (1.306 Sul).  Também participaram da solenidade de entrega dos apartamentos o vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa, vereadores, secretários municipais e estaduais, representantes de autarquias e a comunidade.

O empreendimento foi construído por meio de parceria entre o município de Palmas, o Governo do Tocantins e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O empreendimento Barra da Tijuca foi construído com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), através do PAC. O total de investimentos foi de R$ 6,5 milhões, sendo R$ 3,9 milhões do Governo Federal e R$ 2,6 milhões dos cofres municipais. Já o terreno foi doado pela administração estadual.

Durante a solenidade de entrega das chaves do Residencial Barra da Tijuca, a prefeita de Palmas, Cintia Ribeiro, o governador do Estado, Mauro Carlesse e o vice-governador, Vanderlei Barbosa, fizeram a entrega simbólica das chaves e dos títulos dos imóveis às contempladas Antonia Meire da Silva, Glaucia Ribeiro dos Santos e Ítila Ferreira de Miranda

A dona de casa Ítila Ferreira de Miranda trouxe os filhos e a mãe Creuza Ferreira Miranda para conhecer o novo lar no Residencial Barra da Tijuca.  Mãe de sete filhos e grávida de seis meses, ela viu o seu sonho de ter uma casa própria ser realizado depois de cinco anos de espera morando numa área de ocupação no Jardim Taquari. “Fiquei até na dúvida quando me ligaram, mas agora vou receber as chaves, vou morar no Bloco 01”, disse.

Avó de 25 netos, Creuza Ferreira Miranda não escondia a felicidade no rosto e disse que o Natal este ano será diferente de todos os outros. “Eu morava em Colinas do Tocantins e depois trouxe minha filha para cá. Hoje estou muito feliz por ela ter conquistado a casa própria. É um presente que ganho também, pois completo 61 anos no dia 25 de dezembro”, disse.

Na oportunidade a prefeita Cinthia Ribeiro pediu ao governador celeridade no processo de regularização fundiária para que o município avance com a construção de moradias e destacou que mais de 700 famílias já foram contempladas só este ano com a casa própria.

“Entregar esse empreendimento para essas famílias ainda este ano irá proporcionar um natal diferente de todos os outros. Essa obra ficou paralisada há mais de dez anos, passou na mão de duas construtoras em outras gestões, e agora estamos entregando dignidade e qualidade de vida a essas famílias”, disse a prefeita, acrescentando que é necessário se fazer políticas públicas de Estado independente de quem seja o gestor, pois a obra custou dinheiro das pessoas.

Cinthia Ribeiro também elogiou o papel fundamental da coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), a defensora Pública Franciana Di Fátima Cardoso.

Também contemplada, a dona de casa Ana Cristina Carvalho da Silva Lima morava na casa do sogro Juvenal Ferreira Lima, desde 2009. Ao receber a chave de seu apartamento, disse emocionada: “Em nome de Jesus vou passar o Natal com minha família este ano aqui”, concluiu.

Em sua fala o governador do Estado, Mauro Carlesse, destacou a parceria com a doação do terreno de 10.150 m² com valor venal de R$ 1, 8 milhão. “Nós estamos trabalhando e a Prefeitura também está trabalhando, pois não tem nada mais gratificante do que a gestão entregar uma moradia para um pai de família”, disse.

A gerente executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, Regina Wernek, destacou o trabalho da Caixa em viabilizar todo o processo. “A gente busca viabilizar esse sonho a essas famílias palmenses”, concluiu.

Em seguida a prefeita Cinthia Ribeiro, acompanhada do governador do Estado, Mauro Carlesse, do vice-governador Vanderlei Barbosa, vereadores e presidentes de autarquias realizaram o descerramento da fita e placa de inauguração do empreendimento Residencial Barra da Tijuca.

A primeira visita que a diarista Luziene Batista Pereira recebeu em seu apartamento foi da prefeita Cinthia Ribeiro e autoridades. Há mais de dez anos ela sonha em ser sorteada com a casa própria. Solteira com três filhos, ela morava na casa de um amigo. “Só de morar na casa da gente não tem preço, isso é maravilhoso”, comemora.

Moradia digna

Em sua gestão, Cinthia Ribeiro viabilizou a entrega de 800 unidades e mais 2.632 se encontram em fase de finalização, totalizando 3.432 unidades. Delas, 620 serão entregues antes do Natal e o restante até o final de 2020.

Edição: Iara Cruz