Prefeitura de Palmas inaugura Feira da Promessa que leva nome da feirante Maria das Dôres Brito

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 01 de setembro de 2023 às 06:48

Estrutura moderna tem capacidade para abrigar até 300 feirantes em espaço amplo com praça de alimentação, peixaria, artesanatos, importados, temperos e condimentos, hortaliças, verduras e frutas, além de banheiros, bebedouro e salas administrativas

A espera de ter uma feira coberta em Taquaralto chegou ao fim. Agora, produtores e feirantes têm um espaço digno para comercializarem seus produtos com a entrega da Feira da Promessa, que recebe o nome da feirante Maria das Dores Brito, uma mulher que dedicou décadas da sua vida para fortalecer a cultura das feiras em Palmas. A inauguração do espaço, na noite desta quinta-feira, 31, marca um novo tempo para os ambulantes que ao longo de anos comercializam seus produtos no entorno da praça matriz da Av. Tocantins, debaixo de sol e chuva.

“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida como prefeita. A Feira da Promessa agora é a feira da realidade, um compromisso que assumimos com as pessoas e que tivemos a honra de entregar. Para a gente, isso é motivo de muito orgulho e felicidade. Isso mostra, principalmente, que um bom gestor é um bom ouvinte, antes de mais nada a gente tem que escutar as pessoas para quem a gente trabalha”, celebrou a prefeita Cinthia Ribeiro, em referência ao primeiro nome do espaço, que era chamado de Feira da Promessa em referência à antiga promessa feita por gestões municipais anteriores que não priorizaram a construção do espaço.

Com a estrutura moderna e coberta, a feira representa um salto qualitativo para a experiência dos feirantes e dos frequentadores. O local tem capacidade para abrigar até 300 feirantes, com um espaço amplo que contempla praça de alimentação, peixaria, bancas de artesanatos, importados, temperos e condimentos, hortaliças, verduras e frutas, além de banheiros, bebedouro e salas administrativas.

Feirantes e moradores

“Durante 17 anos vendi meus produtos na Avenida Tocantins, agora ganhamos esse espaço, com banheiro e água, e totalmente coberto”, comemora o vendedor de frutas Rodrigo Pereira da Silva, de 35 anos.

A felicidade também estava estampada no rosto do comerciante Edson Pires, conhecido como “índio”, que há mais de 20 anos vende ervas medicinais e garrafadas em Taquaralto. “Fiz parte da implantação da Feira da 304 Sul, da Feira das Arnos e agora da Feira de Taquaralto”.

A nova estrutura também agradou aos moradores, como é o caso das amigas Antônia Nelma Ferreira, 64 anos, e Aldenei Carvalho Pereira, 65 anos. Para elas, o novo local ficou mais cômodo, por ser coberto e por poder encontrar em só lugar muitos produtos. “Se faltar alguma coisa para o almoço posso vir aqui rapidinho e comprar o que preciso”, conta a dona de casa Antônia.

Homenagem a Maria das Dôres Brito

O nome escolhido para a feira, Maria das Dôres Brito, presta uma homenagem justa a uma mulher que desempenhou um papel crucial na promoção da tradição das feiras na Capital. Das Dôres, como era carinhosamente conhecida, foi uma feirante que sustentou sua família por meio do comércio, mas também se tornou uma figura querida entre os feirantes, porque sempre esteve lutando pela classe. Morreu vítima da covid-19, em 9 de outubro de 2020.

Em seu discurso emocionado, a filha da feirante, Bianca Cezar de Brito, 35 anos, técnica de enfermagem, relatou como sua mãe tinha paixão por feiras e por cozinhar. “Por várias vezes dormi embaixo da barraca enquanto ela trabalhava, e tudo que sou hoje devo a ela. Hoje só tenho gratidão por essa homenagem que minha mãe recebe, que ficará eternizada. Sei que ela está feliz, porque ela era uma mulher apaixonada por feiras e por cozinhar”. Bianca lembra ainda dos pratos preferidos vendidos por sua mãe: chambari, buchada e galinha caipira.

A população de Taquaralto e setores adjacentes, não apenas recebem uma feira coberta para comercialização e compra de produtos fresquinhos vindos da agricultura familiar, mas ganham um espaço que ficará aberto para o lazer e cultura.