Prefeitura de Palmas inicia atividades do ‘MudaClima’ em 2022

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 27 de janeiro de 2022 às 18:27

Foram plantadas 500 mudas de árvores do Cerrado só essa semana; Em 2021, a Gerência de Educação Ambiental da FMA destinou ao programa 14.345 árvores

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), por meio da Gerência de Educação Ambiental, retomou nesta semana as atividades do Programa ‘Mudaclima’, com o plantio de aproximadamente 500 mudas de árvores típicas do Cerrado, na Avenida NS 07 entre as LO 05 e LO 09. E nesta sexta-feira, 28, as atividades continuam com uma ação a ser realizada na Praça da ACNO 1 (antiga 103 Norte), para retirada de pneus, utilizados de forma inadequada, que foram colocados para proteger mudas plantadas no local.

Além da retirada do material, os técnicos da FMA vão explicar à comunidade a forma correta de plantio, utilizando canos de PCV para apoiar e proteger as mudas e em conformidade com o Plano de Arborização do Município. A intenção dos servidores é incentivar a adesão do cidadão ao programa de arborização. “Vamos repassar aos presentes as técnicas adequadas e o tipo de material mais apropriado para utilizar, conforme as características do espaço a ser arborizado”, explicou o responsável pelo Programa Muda Clima, o engenheiro agrônomo Roberto Campos.

Vale destacar que a utilização destes pneus no plantio da praça foi uma iniciativa particular de um cidadão. “Consideramos uma boa iniciativa, por isso nossa preocupação de ir até o local passar as técnicas adequadas. Nesse caso especial, os pneus terão que ser retirados porque é um material com capacidade de armazenar água, podendo tornar-se um criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Balanço

Em 2021, a Gerência de Educação Ambiental da FMA destinou ao programa ‘Muda Clima, 14.345 árvores, sendo 11.353 unidades doadas à população, 2.502 unidades plantadas nas atividades de recuperação de áreas degradas devido às queimadas e 490 unidades plantadas nos projetos de paisagismo executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).