Prefeitura de Palmas intensifica fiscalização para coibir festas clandestinas e aglomerações

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Redação Secom | Publicado em 16 de fevereiro de 2021 às 14:56

Equipes de fiscalização estiveram em diversos estabelecimentos comerciais na Capital e flagraram  irregularidades no funcionamento

Desde a última quinta-feira, 11, as equipes da Prefeitura de Palmas intensificaram as ações de fiscalização e orientação para coibir a desordem e o desrespeito às normas de prevenção à Covid-19. Entre o último domingo, 14, e a noite de segunda-feira, 15, foram aplicados cinco autos de infração e quatro notificações a estabelecimentos comerciais que descumpriram medidas de contingenciamento, como aglomeração de pessoas e funcionamento fora do horário permitido.

A ação conjunta estará de volta às ruas nesta terça-feira, 16, sob o comando da  Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento e Serviços Regionais e Vigilância Sanitária (Visa). A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), os agentes de Trânsito e Transportes do Município, e a Polícia Militar (PM) dão apoio na operação.

No domingo, 14, os fiscais colocaram fim a uma festa clandestina que estava acontecendo em uma chácara próxima ao trevo de saída sentido a cidade Aparecida do Rio Negro. A ação ocorreu após denúncia de que cerca de 60 pessoas estavam no local. Após abordagem foram executados os procedimentos necessários com o encerramento da festa e a dispersão do público.

Ainda no estacionamento das imediações desta chácara, três veículos foram removidos pelos agentes de Trânsito e Transporte, após serem constatadas irregularidades previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Já na noite de segunda-feira, 15, as equipes percorreram as regiões Sul e Norte da Capital com rondas preventivas e orientativas. Os estabelecimentos em desacordo com os protocolos sanitários foram autuados conforme as diretrizes dos dispositivos legais do Município.

Apoio da população

Segundo os fiscais da Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento e Serviços Regionais (Sedusr), a maioria dos estabelecimentos comerciais e a população em geral está cumprindo as normativas de enfrentamento à pandemia, e contribuindo com o trabalho das forças de segurança.

Vale ressaltar que esse enfrentamento é uma luta conjunta e se faz necessário que toda sociedade continue colaborando fazendo a prevenção pessoal. Só sair de casa quando houver necessidade, usar de máscaras de proteção, higienizar as mãos e manter distanciamento social.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas na Ouvidoria do Município por meio dos números 0800-6464-156/3212-7144, ou via 153 (Guarda Metropolitana de Palmas) e 190 (Polícia Militar).