Prefeitura de Palmas intensifica retirada de entulho em lotes baldios para prevenção da dengue

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 06 de março de 2024 às 14:16

Ação da Seisp, além de promover a limpeza da cidade, reforça as ações de outras pastas na retirada de pontos suscetíveis de se transformar em criadouros do Aedes

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) intensificou os serviços de limpeza de lotes não edificados na Capital para reforçar as ações já executadas por outras pastas no combate à dengue. Nesta quarta-feira, 6, equipes da pasta estão concentradas nas quadras Arne 14 (110 Norte), Arse 92 (906 Sul), Arso 111 (1103 Sul), Arso 112 (1105 Sul), Arno 32 (305 Norte), avenidas NS-01 e LO-14 e setores Lago Sul e Aureny II realizando a retirada de entulhos de lotes baldios e áreas verdes.

Segundo o Boletim Epidemiológico das Arboviroses, entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março, foram registrados 306 casos suspeitos de dengue. Também foram registrados 56 casos suspeitos de chikungunya e 22 de zika, em Palmas. Apesar dos números da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) representarem uma redução de 6,6% no número de casos em comparação ao boletim anterior, que registrou 372 casos suspeitos, a gestão municipal destaca que o combate à dengue segue firme, e pede a colaboração de todos os cidadãos nesse esforço coletivo.

Dentre as recomendações estão evitar o descarte inadequado de entulhos em lotes baldios e áreas públicas, bem como realizar a limpeza periódica de terrenos particulares. O descarte de pneus devem ser feitos no ecoponto, localizado na Alameda Minas Gerais, Quadra 5, Lote 15, no Condomínio Empresarial Logístico e Industrial de Palmas, próximo à saída para Porto Nacional. O ecoponto de pneus opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h ininterruptamente.

Conforme estipulado pelo Código de Postura do Município, os proprietários de lotes vagos têm a responsabilidade de fazer a limpeza pelo menos duas vezes ao ano. O não cumprimento dessa obrigação pode acarretar em notificação por parte da Prefeitura. Caso a limpeza não seja realizada, o Poder Público se reserva ao direito de executar a limpeza e cobrar o serviço no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O esforço conjunto entre o poder público e a comunidade é essencial para combater a proliferação de doenças como a dengue.