Prefeitura de Palmas investe em qualificação sobre segurança e saúde dos servidores municipais

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 01 de dezembro de 2022 às 19:27

100 servidores municipais de diversas pastas foram certificados no treinamento

Com o propósito de estimular os servidores do município para uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho, a Prefeitura de Palmas por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), realiza desde o dia 29 de novembro o treinamento 'Integração em Segurança e Saúde no Trabalho.' Com a finalização neste 1º de dezembro, são qualificados ao todo 100 profissionais.

O técnico em segurança do trabalho Kássio Renê Dias, que também ministra o curso, ressalta a necessidade da gestão em fornecer os equipamentos de segurança necessários, assim como dos servidores buscarem atualização sobre as normas regulamentadoras.

O instrutor usou exemplos da rede municipal de ensino para explicar o que deve ser feito caso um servidor sofra uma lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua: "caso ocorra, a orientação é ginástica laboral, exercícios e mecanismos alternativos para evitar o desgaste dessa repetição contínua”, disse, ressaltando ainda que a prevenção ainda é a melhor opção.

Para saber mais sobre as normas regulamentadoras que contém o agrupamento de todas as obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores, acesse a Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978, com 37 NR’S.

Com carga horária de 8 horas, o curso foi dividido em 3 turmas. Nos dias 29 e 30 de novembro, participaram os servidores que cuidam da infraestrutura da cidade nas áreas de recapeamento, limpeza, plantio e nos canteiros de obras. No último dia, nesta quinta, 1º de dezembro, estiveram presentes servidores das secretarias de Educação, Fundação Cultural, Infraestrutura e Instituto 20 de Maio.