Prefeitura de Palmas lança 1ª Escolinha de Iniciação Esportiva Feminina da Capital

Fundação Municipal de Esportes e Lazer

Autor: Redação Secom | Publicado em 01 de junho de 2023 às 09:43

Projeto busca incentivar e dar visibilidade aos talentos do futebol feminino

A primeira unidade da Escolinha de Iniciação Esportiva Feminina de Palmas foi lançada nesta quarta-feira, 31, no Centro de Treinamento (CT) da Fundação Municipal do Esporte e Lazer de Palmas (Fundesportes), localizada na Arse 102 (1006 Sul), alameda 2. O projeto, destinado a estudantes atletas de 12 a 18 anos, conta com a parceria da Associação Esportiva Polivalente de Futebol Feminino e do Centro de Formação de Atletas (CFA). Atualmente, o município apóia dez escolinhas de futebol de cunho social que atendem cerca de 1.000 crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos.

Conforme o presidente da Fundesportes, Raimundo Júnior, a expectativa é atender cerca de 80 atletas até o início de agosto de 2023. “O projeto tem como objetivo incentivar a prática do esporte ao mesmo tempo em que dá visibilidade às talentosas jogadoras de Palmas, que por meio desta iniciativa podem abrir caminhos à carreira profissional”. 

Para a presidente da Polivalente, Hayanne Martins de Araújo, a parceria é extremamente importante por possibilitar a descoberta de novos talentos, além de proporcionar uma atividade que tire essas meninas de situações de vulnerabilidade. “Estamos muito felizes em poder participar deste sonho, uma escolinha voltada para as meninas, um marco histórico. Nosso propósito é também montar equipes que tenham potencial para competir em alto nível no sub17, sub20 e o adulto que já é muito expressivo”. 

A estudante Júlia Maria Almeida dos Santos, de 16 anos, contou que jogava futebol desde muito pequena. “Sempre quis jogar futebol, mas não podia pagar uma escolinha particular. Fico feliz com essa oportunidade, vou me dedicar bastante, pois, pretendo aperfeiçoar minhas habilidades e me tornar uma jogadora profissional”, relatou. Luana Pereira da Silva, de 14 anos, se inspira no pai que já foi jogador do Palmas. “Sempre o vi jogar e fui me apaixonando pelo esporte, além disso achei sensacional ter uma escolinha para meninas, estamos muito animadas”. 

Para a moradora de Palmas e mãe da atleta, Pérola Oliveira, Lidiane Gomes de Oliveira, a iniciativa é muito importante. “Projeto necessário, estou muito feliz com essa iniciativa do poder público, pois não existia, minha filha sempre jogou com meninos. Agora fico satisfeita em ver que as meninas estão conquistando este espaço merecido”, concluiu. 

Para celebrar o ponta pé inicial da escolinha, as meninas do projeto disputaram uma partida amistosa com a equipe da Polivalente em tom de muita comemoração e expectativa com o que está por vir. O presidente do Instituto Nação Rap, Bruno Mendes; o membro do CFA, William Brito Alves, e o diretor de Esportes da Fundesportes, Jefércio Sousa, prestigiaram o momento. 

 

Inscrições e requisitos

As inscrições devem ser efetivadas a partir desta segunda-feira, 5, na sede da Fundesportes, localizada no Parque Cesamar, Arse 52 (506 Sul), Av. NS-4, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Para mais informações (63) 3212-7293. As interessadas, pais e/ou responsáveis devem apresentar a seguinte documentação: RG; CPF; comprovante de residência e declaração que está matriculado em uma unidade de ensino.