Prefeitura de Palmas leva atendimento a cães e gatos de pessoas em situação de rua

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 23 de junho de 2022 às 15:47

Equipes realizaram os atendimentos em locais da região Norte e Central da Capital

Na manhã desta quinta-feira, 23, equipes do Consultório na Rua e da Unidade de Controle Vetorial e Zoonoses (UVCZ), da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), levaram atendimentos para os animais que acompanham as pessoas em situação de rua.  A ação ocorreu no Lagoa Azul, situado na região norte da Capital, próximo à quadra Arne 71 (604 Norte) e às margens do Parque Cesamar, nas proximidades da Avenida NS-10. Durante a ação, os animais foram vacinados contra a raiva e submetidos ao teste para detecção da leishmaniose visceral (calazar). 

A assistente social do Consultório na Rua, Maisa Carvalho, ressaltou que os atendimentos aos animais foram devidamente autorizados por seus proprietários. Na ação de hoje, seis animais foram imunizados e testados, mas neste ano mais de 45 foram atendidos. Maisa observa, ainda, que esses bichos são muito queridos pelas pessoas em situação de rua, que convivem diariamente com eles. Ela acrescenta que tanto a vacinação quanto a testagem favorecem à saúde dos animais, de seus proprietários e de toda a comunidade por onde eles transitam. 

Conforme a assistente social, a equipe do Consultório na Rua e a UVCZ brevemente realizará outras testagens e vacinação antirrábica em animais que estejam em posse de pessoas em situação de rua. Ela acrescenta que a meta é oferecer também a castração.

Dados

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil, estima-se que há aproximadamente 30 milhões de animais em situação de rua, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães vivendo nas ruas do país.