Prefeitura de Palmas participa da segunda edição do programa Defensores na Comunidade

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 31 de agosto de 2019 às 19:32

Serviços nas áreas de saúde, finanças e assistência social foram ofertados durante a ação que aconteceu no setor Morada do Sol

Moradores da região Sul de Palmas aproveitaram este sábado, 31, para ter acesso a serviços oferecidos pela Prefeitura de Palmas durante a segunda edição do programa Defensores na Comunidade, que aconteceu na Escola Municipal Maria Rosa de Castro Sales, no Setor Morada do Sol. Centenas de pessoas usufruíram de serviços nas áreas de saúde, finanças, habitacional, assistência social e atendimentos jurídicos.

A dona de casa Marília Silvia da Silva, de 19 anos, realizou o cadastro habitacional na ação. Ela é moradora do setor Morada do Sol. “Lá em casa apenas meu marido está trabalhando então queremos ganhar uma casa e sair do aluguel. Quando eu soube que a Prefeitura iria cadastrar famílias aqui para concorrer a uma casa eu não pensei duas vezes peguei os documentos e caminhei para cá”, conta a jovem.

Jacslene Ferreira Ribeiro retirou a segunda via da Carteira de Trabalho, sendo atendida também pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde na sala do Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva (CSSR). “Eu quero cuidar da minha família sem a preocupação de engravidar de novo. Vim aqui na ação para fazer a carteira de trabalho, daí eu vi a sala da saúde e vim aqui saber um pouco mais sobre o DIU, pois eu quero usar esse método”, informa Jacslene.

Já a auxiliar de laboratório, Maria de Assis Cruz, levou a sua cadelinha Mel para fazer a coleta de sangue para testagem de Leishmaniose Visceral, conhecida como calazar. “Eu quero saber se ela tem essa doença pois ela esteve doente há uns quatro meses e não consegui descobrir que doença ela teve, então hoje aproveitei essa oportunidade para cuidar melhor da Mel”, disse.

Prefeitura de Palmas

A comunidade teve acesso, de uma forma rápida e mais pertinho de suas casas, serviços como cadastro de habitação, regularização fundiária, impressão de boletos e parcelamentos de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), inscrição no Cadastro Único, atendimentos do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), orientações preventivas odontológicas e planejamento reprodutivo, testes rápidos para doenças como Sífilis, HIV e Hepatites B e C e testagem para calazar em cães.

Defensores na Comunidade

Defensores na Comunidade é uma ação desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) com o objetivo de Pública é levar assistência e orientação jurídica, e, também, promover cidadania e lazer, por meio de parcerias para que, de forma descentralizada, cheguem a pessoas moradoras de locais de maior vulnerabilidade social.

A ação conta com parceiros como: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Senac, Sesc, Centro Universitário Itpac Palmas, Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (Comam), Associação Comunitária do Setor Santo Amaro, Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBPM).