Prefeitura de Palmas participa do I Seminário Nacional de Ouvidoria

Secretaria Municipal de Transparência e Controle Interno

Autor: Secom | Publicado em 10 de junho de 2024 às 15:04

Evento reuniu representantes de todos os estados para difusão de conhecimentos e troca de experiências

Na última semana, nos dias 4 e 5, aconteceu o I Seminário Nacional de Ouvidoria, realizado em João Pessoa, na Paraíba. O evento promovido pela Controladoria-Geral da União, em parceria com a Ouvidoria-Geral do Estado da Paraíba e demais instituições apoiadoras, teve como principal objetivo difundir conhecimentos e oportunizar a troca de experiências entre ouvidores, técnicos, acadêmicos e demais interessados.

Nesta edição foram oferecidas várias oficinas e abordados temas como avaliação de serviços públicos; construção de cartas de serviço; relação entre ouvidoria e corregedoria no tratamento de denúncias de assédio; o papel da ouvidoria no engajamento social e competências a serem desenvolvidas para o melhor atendimento em ouvidoria, além das intersecções entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. 

Para o Ouvidor-Geral do Município, Hanna Melhem Netto, o evento foi crucial para fortalecer a cultura de transparência e participação cidadã no Brasil. "O evento contribuiu significativamente para a melhoria contínua das práticas de ouvidoria e para a construção de uma gestão pública mais eficiente e responsiva às demandas da sociedade. Além disso, proporcionou uma valiosa troca de experiências e aprendizado", destacou.

Segundo o secretário Municipal Interino de Transparência e Controle Interno, Carlos José de Assis Júnior, o seminário possibilita discutir práticas, desafios e inovações na área. “Este seminário ofereceu um espaço para o aprimoramento das práticas de ouvidoria para a nossa Capital e o fortalecimento das relações entre as diversas entidades que atuam na defesa dos direitos dos cidadãos e na transparência pública”, explicou. Representaram Palmas o ouvidor-geral do Município, Hanna Melhem Netto, e o secretário municipal interino de Transparência e Controle Interno, Carlos Assis.