Prefeitura de Palmas participa do II Fórum Brasil de Gestão Ambiental e debate melhorias para as cidades

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 26 de junho de 2019 às 11:41

Um dos painéis de interesse da gestão municipal é o que trata da importância das unidades de conservação municipais para a conservação da biodiversidade

Representantes de organizações públicas, privadas e instituições não governamentais estão reunidos desta quarta, 26, a sexta-feira, 28 de junho, na cidade de Campinas (SP), para debaterem temas relacionados à gestão ambiental. A Prefeitura de Palmas é representada pelo diretor de gestão ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiental (FMA), Marcelo Grison.

Dentre os assuntos em debate estão em pauta às discussões em torno das mudanças climáticas; qualidade do ar e poluição atmosférica; desmatamento; áreas protegidas e corredores ecológicos; biodiversidade; ecossistemas e extinções; recursos hídricos e saneamento; gerenciamento de áreas contaminadas; eficiência energética e fontes renováveis; resíduos sólidos; logística reversa e reciclagem; políticas públicas; arborização urbana; licenciamento ambiental; urbanização, cidades inteligentes e sustentáveis; educação ambiental; financiamento e parcerias público-privadas; proteção e bem-estar animal; desenvolvimento econômico e acordo de Paris; gestão ambiental e governança local.

Um dos painéis de interesse da gestão municipal é o que trata da importância das unidades de conservação para a biodiversidade durante a oficina ‘A cooperação como caminho para o fortalecimento das Áreas Protegidas Locais’, prevista para ocorrer na sexta-feira, 28, das 9  às 12 horas.

Conforme Grison é de extrema importância as discussões em torno da gestão ambiental. “Temos interesse em compreender mais sobre as boas ações relacionadas às unidades de conservação, já que criamos em Palmas o Sistema Municipal de Infraestrutura Verde (SisMIV), que está em processo de regulamentação e implementação. Será importante conhecermos as boas práticas implementadas no Brasil e em outros países”, detalha.

O diretor explica ainda que o momento é de buscar parcerias e formas de financiamentos para que o Sistema Municipal de Infraestrutura Verde tenha resultados positivos.

Organização

O Fórum Brasil de Gestão Ambiental é idealizado pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e nesta edição conta com mais de 30 eventos simultâneos, incluindo palestras, seminários, workshops, debates, treinamentos, câmaras técnicas, rodadas de negócios, exposições tecnológicas e feira de negócios, com a realização conjunta dos mais importantes atores do ecossistema de bens e serviços ambientais.