Prefeitura de Palmas passa a fazer parte da Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR

Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas

Autor: Marcio Greick | Publicado em 27 de outubro de 2022 às 17:44

Iniciativa formaliza o compromisso de promover a ampliação contínua da oferta de serviços públicos em meio digital

Com o objetivo de promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público, a Prefeitura de Palmas aderiu à Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR). O Termo de Adesão formaliza o compromisso entre as partes de proporcionar a ampliação contínua da oferta de serviços públicos em meio digital, simplificar o atendimento prestado aos usuários e respeitar as diretrizes e regras sobre a oferta dos serviços públicos nesse meio. 

A Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (Agtec) está à frente desta iniciativa de desburocratizar a vida do cidadão por meio da transformação digital, com soluções para se adequar às legislações que tratam do assunto, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a Lei  Nº 14.129 (Lei de Governo Digital).

Uma das iniciativas inovadoras é o projeto do portal de serviços, disponível 24 horas para que o cidadão possa fazer os seus requerimentos de forma on-line à Prefeitura. O portal permite produzir informação mais organizada, segura e estratégica no ambiente digital, com geração de medidores, relatórios e informações disponíveis dos relacionamentos com o cidadão. Outro exemplo de implantação desse serviço é o Cartão do Idoso, em que o usuário não precisará mais se deslocar ao Resolve Palmas para ter o acesso ao serviço, bastando fazer o upload dos documentos necessários no sistema e, atendendo 100% a documentação solicitada, o documento estará disponível para impressão imediatamente. 

 "Palmas está realizando a Virada Tecnológica, uma gama de ações voltadas para a transformação digital da nossa capital. Dentre essas ações, a adesão à Rede GOV.BR é uma das mais importantes pois vai reduzir custos operacionais, tempo de espera, volume de dados, logística e outros. Vamos melhorar a qualidade e segurança em nossos processos, colocando a Tecnologia à serviço do cidadão", afirmou a Presidente da Agtec, Yrene Tomiko Nakamura Lima.

A adesão ao Termo atende a Portaria N° 23, de 4 de abril de 2019, editada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e foi assinada pela Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, no último dia 19 de outubro de 2022.